sábado, 07 de setembro de 2024

Café

Técnicos em campo coletam dados sobre a safra 2022 de café

Tags: café, café arábica, café conilon

A partir desta semana, até o dia 20 de agosto, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estarão em campo para coletar informações sobre a safra de café em todas as regiões produtoras do país. A ação faz parte do 3º Levantamento da Safra de Café 2022, que será divulgado no dia 20 de setembro.

As saídas a campo ocorrerão na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

Além da pesquisa em campo, a Companhia também colhe dados remotos por meio de contatos com escritórios de assistência técnica, propriedades rurais e outras entidades envolvidas na cadeia de cultivo do café, com levantamento de informações sobre produção, área e produtividade da cultura, assim como pacotes tecnológicos, qualidade fitossanitária das lavouras, além dos impactos do clima na produção.

A Conab acompanha o desenvolvimento do café e atualiza os números da safra a cada quatro meses, totalizando quatro publicações por ano. Os boletins trazem dados tanto do tipo arábica quanto do conilon.

Mercado

As cotações domésticas do café arábica encerraram julho em queda. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto na capital paulista, fechou o dia 29 a R$ 1.300,89/sc de 60 kg, recuo de 60,31 Reais/sc (-4,4%) em relação a 30 de junho.

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio tanto da queda dos valores externos do grão como do avanço da colheita da safra 2022/23 no Brasil. No front externo, os futuros do arábica oscilaram com força no último mês, mas, no balanço, o quadro foi de queda, devido principalmente às preocupações com o baixo crescimento econômico chinês e aos temores de uma recessão global. No Brasil, a colheita da safra 2022/23 de arábica avança. Dados levantados pelo Cepea junto a colaboradores indicam que, no encerramento do mês, as atividades se aproximavam dos 60% do total esperado para esta temporada. Já para o robusta, o cenário foi de valorização.

No dia 29, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 715,38/sc, elevação de 0,9% no acumulado de julho. Conforme colaboradores do Cepea, a valorização do robusta foi reflexo da maior demanda das indústrias, devido ao aumento da proporção utilizada em blends, uma vez que o preço do arábica está em patamares muito elevados. O aumento das cotações, por sua vez, levou um maior número de produtores ao mercado em julho, permitindo o fechamento de negócios. Fonte: Cepea

Serviço
Pesquisa de Campo para a Safra 2022 de Café
Data: 7 a 20 de agosto
Divulgação dos resultados: 20 de setembro (no 3º Levantamento da Safra 2022 de Café)

Fonte: Conab e Cepea

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro
Coluna 204 - Congresso Brasileiro de Sementes: inovação, pesquisa e sustentabilidade
06/09/2024

A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário