A produtividade por animal no Brasil ainda é muito baixa, sendo que um dos motivos está na qualidade genética dos animais. Diante desse cenário e como resultado de uma parceria da Embrapa e Associação Brasileira de Criadores de Girolando foi implementado o Programa De Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Posteriormente, visando acelerar os ganhos genéticos do PMGG, foi desenvolvida uma ferramenta genômica, denominada Clarifide Girolando em parceria com a CRV Lagoa e a Zoetis.
Esta solução tecnológica trata-se de equações para predição genômica de bovinos da raça Girolando, a partir de dados de pedigree e informações fenotípicas e genotípicas possibilitando predizer os valores genômicos para animais jovens para as seguintes características: produção de leite Idade ao primeiro parto Intervalo de partos Confirmação de paternidade, além das informações sobre locos relacionados à produção de proteínas do leite, com A Beta-Caseína, A Kappa-Caseína e a Beta-Lactoglobulina.
O Clarifide Girolando é a primeira ferramenta de seleção genômica em bovinos leiteiros desenvolvida no Brasil, e a única no mundo para a raça Girolando.
Com esta ferramenta, o criador poderá saber, por exemplo, qual será a performance produtiva de uma bezerra, quando ela parir pela primeira vez, possibilitando o descarte antecipado dos animais de baixo potencial produtivo. Este descarte antecipado eliminará do rebanho animais jovens, impactando positivamente a redução dos custos do sistema de produção, dado que as fases de cria e recria são as mais onerosas. Além disso, os produtores de bovinos leiteiros da raça Girolando (pequenos, médios ou grandes) poderão selecionar os animais geneticamente superiores, visando também o ganho genético do rebanho e aumento da produtividade. Pode ser aplicada em animais da raça Girolando de todo o Brasil e nos seis biomas. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.
Fonte: Embrapa Gado de Leite