domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

Thais Vieira é a primeira mulher a assumir a Diretoria da Esalq

Tags: Esalq, Mulheres do Agro

Pela primeira vez, desde a sua criação em 1901, uma mulher assume a direção da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A chapa de Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan venceu o processo eleitoral na Esalq em novembro de 2022 e iniciaram a gestão como diretora e vice-diretor em janeiro.

Thais Vieira é docente do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e presidiu a Comissão de Graduação da Esalq desde 2019. Milan está lotado no departamento de Engenharia de Biossistemas e leciona disciplinas na graduação e pós-graduação. Até janeiro de 2027, terão a responsabilidade de dirigir uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), que conta com cerca de 3 mil estudantes, 660 servidores entre docentes e técnico administrativos, 12 departamentos, 140 laboratórios e uma área de mais de 3.800 hectares, o que corresponde 48% da área total da USP.

Diretora Thais Vieira e vice-diretor Marcos Milan, da Esalq

Thais Vieira

A nova diretora da Esalq é Engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP em 1995. É Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com período sanduíche no CIRAD, Montpellier, França e Livre Docente pela USP (2015). Foi pesquisadora visitante na University of California, Davis (2018-2019) e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Foi vice-coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso – Engenharia Agronômica (2012-2015), coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso – Ciências dos Alimentos (2015-2018) e presidente da Comissão de Graduação da Esalq desde 2019.

Desde 2021 é Coordenadora do Subcolegiado de Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária e membro do Conselho Deliberativo da CTAA – Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação, INEP/MEC. Coordenadora de convênios de cooperação internacional (ONIRIS, Institut Agro, Bordeaux Sciences Agro, Vetagrosup, UFRO) e do programa de duplo diploma Esalq/ONIRIS (França).

Foi vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da Esalq e do Prêmio de Excelência em Docência da USP, ambos em 2013. Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à otimização de processos, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente, para obtenção de ingredientes funcionais a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais, com foco em antioxidantes e com aderência ao ODS 12.

Marcos Milan

É graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP (1979), tem mestrado pela USP e doutorado em Agricultural Engineeering – Cranfield University (1992), UK. É Professor Titular junto ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP e tem experiência na área de Engenharia Agronômica/Agrícola com ênfase em Mecanização Agrícola e em Gestão pela Qualidade (lean production- produção enxuta). Atuou como examinador nos ciclos 2014 e 2015 do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão do Instituto Paulista de Excelência da Gestão, IPEG.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário