sábado, 13 de julho de 2024

Agronegócio

Trigo: ritmo de negócios diminui, mas valores seguem firmes

Tags: agroindustria, agronegócio, Cooperativismo, crédito

As negociações envolvendo trigo já começam a se enfraquecer no mercado interno, principalmente devido à proximidade das festas de fim de ano, quando geralmente muitas indústrias nacionais entram em recesso ou diminuem o ritmo das atividades. Além disso, de acordo com colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea- Esalq/USP, as fortes desvalorizações internacionais do cereal também afastaram parte dos agentes do mercado. No geral, a disponibilidade de trigo é satisfatória no Brasil, tendo em vista a finalização da colheita e os bons volumes importados. Quanto aos preços do cereal, ainda têm suporte da paridade de importação e do dólar.
Açúcar
A demanda por açúcar cristal seguiu fraca no mercado spot do estado de São Paulo nos últimos dias. Inclusive, a liquidez captada pelo Cepea ao longo da semana passada foi ainda mais baixa que a registrada no encerramento de novembro. Esse cenário pode continuar ao longo deste mês, tendo em vista que muitas empresas entram em férias coletivas, devido às festas de fim de ano. Quanto aos preços, mesmo diante do menor interesse comprador, agentes de usinas seguiram firmes, fundamentados na oferta restrita de cristal no spot. Vale lembrar, também, que a maioria das usinas de São Paulo já encerrou a produção desta safra 2021/22, confirmando as expectativas de um período maior de entressafra nesta temporada. De 29 de novembro a 3 de dezembro, a média do Indicador Cepea/Esalq, cor Icumsa de 130 a 180, mercado paulista, foi de R$ 154,73/saca de 50 kg, alta de 0,57% em relação à da semana anterior (de R$ 153,85/sc).

Fonte: Cepea-Esalq/USP

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

A selective focus shot of a green plant in the field
Coluna 198 - 73% das propriedades de soja no Brasil são de pequenos produtores
03/07/2024

Levantamento da Embrapa Soja, com base em dados do IBGE, de 2017, desmistifica a visão de que a soja é cultivada apenas por grandes produtores. Confira reportagem na coluna Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário