quarta-feira, 19 de junho de 2024

Agricultura Familiar

Turismo rural e agroindústria familiar são destaques na Expo Umuarama

Tags: agricultura familiar, agroindustria, oportunidades

O turismo rural e a agroindústria familiar estão entre os destaques das ações que o Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR-Paraná) levará à Expo Umuarama 2023. O evento que acontece de 09 a 19 de março é realizado pela Sociedade Rural de Umuarama e vai expor o potencial econômico do município e do Noroeste do Paraná.

Além de intensa programação técnica, com fórum, encontros e seminários, no espaço do IDR-Paraná serão divulgados empreendimentos turísticos regionais, além da Rota do Queijo Paranaense e da Rota da Lavanda. Outra área de atenção especial é a da agroindústria familiar, com a Feira de Sabores. O espaço vai reunir a produção de 20 agroindústrias da região Noroeste.

Os extensionistas também vão mostrar como o programa Trator Solidário vem beneficiando agricultores da região e de todo o Paraná. Em uma outra unidade os visitantes poderão conhecer todas as etapas do trabalho de proteção de nascentes.

Neste ano o espaço da Fazendinha terá 5.180 metros quadrados que serão ocupados pelo IDR-Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Unipar, Instituto Federal do Paraná, Colégio Agrícola de Umuarama, prefeitura e pela empresa Tecfértil. Na Fazendinha foi construído o Jardim Sensorial, preparado especialmente para aguçar os sentidos dos visitantes. Com o auxílio de plantas e água será possível direcionar a atenção para aromas, texturas e sons da natureza.

Outra atração é o Relógio da Vida, um grande jardim em forma de mandala, dividido em 12 canteiros que representam as 24 horas do dia. Cada duas horas indicam o órgão humano mais ativo naquele período. Os canteiros têm plantas medicinais relacionadas a cada órgão. Na Fazendinha também será possível ver mini animais, conhecer campos de girassol, a criação de bicho-da-seda e uma casa histórica.

Confira a programação técnica do IDR-Paraná na Expo Umuarama:

Dia 10 (sexta-feira), às 9h – Fórum de Desenvolvimento da Agropecuária Regional

Dia 11 (sábado), às 8h – Encontro de Mulheres, com oficina de serviços e casos de sucesso da Feira de Sabores

Dia 13 (segunda-feira), às 14h – Seminário de Fruticultura, entre os temas estão a poda de goiabeira e a pulverização na fruticultura

Dia 14 (terça-feira), às 14h – Seminário de Avicultura, abordando o programa RenovaPR e Hidrogênio Verde, além da Influenza Aviária

Dia 14 (terça-feira), às 14h – Seminário da Cultura da Mandioca: plantio direto, cuidados com as variedades de mesa, manejo de pragas

Dia 16 (quinta-feira), às 14h – Tarde de Campo de Pecuária de Corte

Dia 17 (sexta-feira), às 14h – Seminário de Pecuária de Leite: dietas para vacas de leite, Rota do Queijo e a importância da colostragem.

Serviço:

Expo Umuarama, de 09 a 19 de março de 2023

Segunda a sexta-feira:

– 17h30 às 21h30 – Visitação dos espaços

– 18h às 21h – Feira de Sabores

– 09h30 às 17h30 – Caravanas escolares

Sábados e domingos:

– 13h30 as 21h30 – Visitação aos espaços

– 14h às 21h – Feira de Sabores

 

Fonte: AEN

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário