As compras on-line também aumentaram no setor agropecuário, como aconteceu com outros setores da economia nos últimos meses. Um exemplo dessa alta foi a comercialização da Orbia, plataforma que integra um marketplace de insumos, venda de commodities e um programa de fidelidade com produtos e serviços voltados para o produtor rural, que realizou, em novembro, a primeira Agrofriday, semana de ofertas em insumos, e resgate de pontos, e permitiu vender mais de R$50 milhões de insumos. A ação inédita contou com a consultoria do Google para a promoção digital e o resultado saiu apenas recentemente.
A expectativa é que essa primeira “Agrofriday” mude a perspectiva de todo o agronegócio para o on-line e que no futuro diversas empresas agro tenham ações digitais ou de “Black Friday” .
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“A Orbia tem como missão conectar o produtor rural a uma rede para oferecer benefícios e aumentar a sua produtividade. É por isso que somos pioneiros no desenvolvimento de campanhas como a Agrofriday, que foi um marco na história do agronegócio brasileiro. Foi a primeira Black Friday do setor e a adesão do nosso público demonstra que estamos na vanguarda da transformação digital do agro no Brasil.” Ivan Moreno, CEO da Orbia.
Para convocar os consumidores para comprarem durante o período de descontos, a empresa investiu nas campanhas do Google, aumentando o tráfego em mais de 480%. Além disso, em seu programa de fidelidade, mais de 130 milhões de pontos foram resgatados em produtos e serviços. Os usuários cadastrados na plataforma também puderam aproveitar uma funcionalidade inédita lançada pela empresa em parceria com a Bunge, que é o acompanhamento do preço das sacas de soja em tempo real.
O canal on-line foi fundamental para chegar nesse novo público. “Com as ferramentas digitais que o Google oferece, conseguimos chegar a um modelo ideal para atender as necessidades desse cliente que fala com um público bastante específico e diferenciado do que é o costume durante a Black Friday”, explica Edson Sousa Jr., gerente de vendas para PMEs do Google Brasil.
A Black Friday já se provou um evento de oportunidades para que diversos setores vejam suas vendas crescer antes das festas de final de ano. Ao longo das últimas temporadas, com o crescimento do faturamento, chegada de novos players e expansão de categorias, ficou mais complexo para os varejistas e marcas se diferenciarem na data.
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