terça-feira, 05 de novembro de 2024

Destaques

Vice-presidente abre CBSoja e destaca papel da ciência no desenvolvimento da cadeia da soja

Tags: CBSoja. Mercosoja, Congresso, congresso brasileiro de soja

O IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja foram abertos na noite da segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu (PR). Nas palavras do vice-presidente da República, Antônio Hamilton Mourão, este evento “sintetiza o Brasil que deu certo, um Brasil de apostou na ciência e tecnologia para seu desenvolvimento”.

O general Mourão participou da abertura do congresso promovido pela Embrapa Soja e destacou-se como contribuições que a Embrapa fez para que o país se tornasse um dos principais produtores de alimentos do mundo. Citando tecnologias como brasileira e o melhoramento genético, o manejo integrado de pragas e doenças, a integração lavoura-pecuária, ele destacou o país diferencial passado em posição de produção, que coloca diretamente o país diferencial passado em posição de produção de vanguarda na produção de alimentos.

“Falar, agronegócio e segurança de soja preservada e preservação ambiental. Pautas em novos tempos e que obrigam o Brasil e enfrentar toda a cadeia do agronegócio a enfrentar com desassombro e determinação o inadiável a produção nas fronteiras agrícolas, preservando o meio ambiente e em particular o nosso desafio de Amazônia”, disse o vice-presidente da República.

Guy de Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento e presidente em exercício da Embrapa, falou sobre a capacidade científica do Brasil e como ela contribuiu para o aumento da produtividade sem que haja aumento proporcional da área utilizada.

“Se produzíssemos o volume que produzimos hoje com a tecnologia da década de 1970, nós teríamos hoje que ter 200% a mais de área. Isso significa que um efeito poupa terra pelo uso de tecnologias de ordem de 70 milhões de hectares. Usando a ciência, seremos capazes de ser autossuficientes e alcançarmos nossa segurança alimentar sem destruir florestas”, disse o diretor, citando não só os avanços na cadeia da soja, mas também o recente desenvolvimento na trigo.

O IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja têm como tema “Os desafios para a produção sustentável no Mercosul”. Nesse sentido, Norberto Ortigara, secretário de estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, reforçou que, somente com a adoção da tecnologia já disponível, é possível a produção de soja.

Lamentando a produção como a última chuva da safra no Sul do país em decorrência da falta de ocorrências, ele afirmou que com o uso correto de técnicas como plantio direto e o uso de outras boas práticas é possível reduzir os riscos e ampliar a ampliação. “Fazer mais e melhor, com menos recursos, é o nosso desafio. Por isso, esse congresso tão bem desenhado deve ser muito bem aproveitado, para que a gente continue dando saltos qualitativos neste grande setor que o Brasil tem competência”, disse.

As perdas com a seca, a pior dos últimos 40 anos, também foram mencionadas por Adeney de Freitas Bueno, pesquisador da Embrapa Soja e presidente do congresso. “Esse é um dos desafios que se impõem à cultura, como também a menor oferta de fertilizantes e necessidade de uso mais eficiente dos insumos”.

De acordo com, a programação do congresso foi realizada para trazer os mais recentes avanços tecnológicos na cadeia de soja para os mais de 150 inscritos para participação presencial e os cerca de 200 inscritos para acompanhamento on-line. “Nosso compromisso é nada mais, nada menos do que trazer o que há de melhor e mais moderno no mundo em relação à produção sustentável de soja”, resume o presidente do evento.

A cerimônia de abertura do Congresso foi transferida para o Canal da Embrapa Soja no Youtube e pode ser revista em https://www.youtube.com/watch?v=76V-M2G-vBU . Logo em seguida, foi realizada a primeira conferência do evento, com o tema “Desafios e oportunidades para a produção sustentável de soja” e proposta por Fabiana Villa Alves, diretora da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Programação técnica

O IX Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2022 está sendo realizado no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). Até quinta-feira, a programação contará com seis conferências e 18 painéis, totalizando 50 palestras. Também serão apresentados 287 trabalhos técnicos em formato de pôster ou pôster. Serão discutidos assuntos relacionados aos atuais sistemas tecnológicos dos sistemas de produção de soja e às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia da oleaginosa, sempre tendo um tema transversal.

Uma novidade edição é a Arena de Inovação Soja, um ambiente que pretende integrar os participantes do meio ambiente mais produtivo nesta cadeia brasileira de inovação, reunido além de startups e empresas de agricultura digital, de apresentar como aplicações recentes emergentes e disruptivas. Acesso à feira de expositores de toda a programação técnica, os participantes do congresso terão acesso à feira de expositores, onde 35 apresentarão as mais novas tecnologias adaptadas para a cadeia de produção de soja.

Em paralelo ao CB Soja, também está sendo realizada nos dias 16 e 17 a reunião Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (RELARE). É a primeira vez que os eventos juntos.

Assista a programação completa do CB Soja em http://cbsoja.com.br/ .

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Luisa Macedo Prêmio MUlheres do Agronegócio Conexão Agro
Pod Cast 212 - Mulheres são premiadas por boas práticas agrícolas no agro
30/10/2024

Uma pesquisadora e nove produtoras rurais receberam o Prêmio Mulheres do Agro, promovido pela Bayer e Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por suas atuações baseadas em práticas agrícolas sustentáveis. A premiação ocorreu em São Paulo. Confira no Pod  Cast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário