Representantes de diversas instituições do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) se reuniram, em Maringá, na semana passada, para acertar uma parceria que vai implantar o projeto Vitrine Tecnológica no município. A ideia é usar uma área de aproximadamente quatro hectares, localizada na unidade da Ceasa/PR-Maringá, para difundir e fazer a transferência de modernas tecnologias de produção das principais olerícolas, frutas e flores comercializadas na região Noroeste do Paraná.
Serão mostradas técnicas para a produção convencional e também para o sistema orgânico. O objetivo principal é profissionalizar os agricultores, visando a produção na quantidade e qualidade que o mercado exige, além de promover a segurança alimentar das famílias rurais.
A Vitrine vai se basear em três pilares tecnológicos: produção sustentável, cultivo protegido e uso racional da água, por meio de sistemas de irrigação adequados. Todos os agricultores da região Noroeste do Paraná, bem como profissionais e estudantes, poderão ter acesso às tecnologias que serão mostradas na Vitrine e assim, melhorar o sistema de produção em suas propriedades.
O projeto deverá estar em pleno funcionamento a partir de março e deve contribuir para aumentar a competitividade dos produtores dessas culturas na região Noroeste do Paraná.
Participaram da primeira reunião o diretor técnico da Ceasa-PR, Antonio Leonardecz, e o engenheiro agrônomo André Varago, das unidades das Centrais de Maringá e Londrina. Pelo IDR-Paraná esteve presente Pedro Cerere Filho, gerente regional de Maringá; Eduardo Mazzuchelli, coordenador regional de Maringá; Nilson Ferreira, da unidade municipal de Maringá, e Elzo Nunes, que assessora a Ceasa. Jucival Pereira de Sá, chefe do Núcleo Regional de Maringá, representou a Seab.
Fonte: IDR-PR