domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

WhatsApp como espaço de aprendizado no agronegócio

Tags: digitalização, inovação, tecnologia, whatsapp

A migração de atividades do nosso cotidiano para o meio digital não é algo novo. De fato, já há algum tempo, com a chegada de novas tecnologias, é possível observar um constante surgimento de inovações e uma progressiva digitalização, em todos os setores do mercado.

Obviamente, para o agronegócio não é diferente: a chegada de novas tecnologias tem gerado um movimento de modernização gigantesco em um dos setores mais importantes do país. Esse processo de digitalização no setor é excelente, porque oferece uma infinita gama de novas possibilidades para modernizar e otimizar os negócios. No entanto, também traz consigo novos desafios, como a quebra de paradigmas quanto ao uso do digital em tarefas tradicionalmente analógicas e presenciais, além de uma urgência no processo de capacitação dos colaboradores, para que consigam acompanhar as mudanças e estejam aptos a utilizar as novas tecnologias.

Neste momento, é necessário adequar-se, enxergar recursos já conhecidos a partir de uma ótica diferente. Segundo um estudo realizado pela Opinion Box, atualmente, o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros é o WhatsApp, com cerca de 140 milhões de usuários. Em uma era digital como a que vivemos, essa é uma informação extremamente valiosa, especialmente para o setor agro.

Luiz Alberto Ferla

Esse aplicativo, um velho conhecido e já aclamado pelo público brasileiro, entra como peça fundamental no processo de modernização do setor agro. Ele passa de simples aplicativo de mensagens instantâneas a uma potente ferramenta de Capacitação Corporativa Digital, com inúmeras possibilidades de uso.

Enquanto ferramenta educacional, o WhatsApp não só é bastante eficiente, como é, também, uma possibilidade para levar a educação mais longe, a lugares nos quais soluções mais sofisticadas não conseguem chegar.

À primeira vista, pode parecer um pouco inusitado: utilizar um aplicativo de troca de mensagens como ambiente de aprendizagem. Porém, ao analisarmos de forma crítica, o WhatsApp tem tudo o que é necessário para cumprir esse papel. É uma plataforma que vem se tornando cada vez mais sofisticada tecnicamente, com interface moderna e intuitiva, diversos recursos e, recentemente, passou a contar com sistema de API aberta, permitindo uma integração ainda melhor com outros sistemas.

No contexto do agronegócio, os cursos via WhatsApp são, sem dúvida, a melhor solução educacional possível. Isso porque oferecem simplicidade no uso, por meio de uma ferramenta já popular, flexibilidade para aqueles que dispõem somente de um smartphone para acesso à internet, e agilidade no processo de aprendizagem, ancorado no conceito de microlearning, preconizando o uso de pílulas de conhecimento.

Para o colaborador agro, é essencial contar com uma solução de capacitação ágil, que possibilite flexibilidade e facilidade de acesso. Com o WhatsApp, é possível desenvolver cursos personalizados, com recursos inteligentes, como chatbot e árvore de decisão, de modo a atender às necessidades dos profissionais e, também, os objetivos do negócio, promovendo redução de custos, operação em larga escala e maior retenção e engajamento dos colaboradores.

Investir em ferramentas versáteis e inovadoras, como o WhatsApp, tornou-se uma necessidade para as grandes empresas que queiram assegurar o sucesso de seus programas de treinamento e desenvolvimento, possibilitando experiências de ensino e aprendizagem mais proveitosas para seus colaboradores.

Fonte: *Luiz Alberto Ferla é fundador e CEO do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário