quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agronegócio

Cerrado brasileiro tem três novas opções de cultivares de soja

 

O cerrado brasileiro conta com três novas opções de cultivares de soja para safra 2018/19, apresentadas pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG). As TMG 2378IPRO, TMG 2381IPRO e TMG 2383IPRO trazem em comum a tecnologia Intacta RR2 PRO™, de resistência às principais lagartas da soja e ao herbicida glifosato.

A TMG 2378IPRO se destaca por ser precoce e por ter boa aptidão para a abertura de plantio. Além dessas características, possui baixa plantabilidade, arquitetura moderna e compacta. ” É uma variedade com folha estreita no ponteiro, facilitando a aplicação de defensivos, o manejo de pragas e controle de doenças”, explicou Renan dos Santos, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG em Mato Grosso.

A TMG 2381IPRO, além de trazer os benefícios da tecnologia Intacta RR2 PRO™, tem Ampla Resistência a Cisto e essa dupla característica é um dos principais destaques desse lançamento. “Através de um trabalho massivo e de assertividade do Programa de Melhoramento Genético da TMG trazemos o lançamento com essas duas grandes características, além de ter alto teto produtivo, que foi o principal critério de seleção dessa cultivar, também com baixa plantabilidade. Tudo isso ajuda a reduzir custos para o produtor”, destacou Santos.

A outra cultivar, TMG 2383IPRO é de grupo de maturação 8.3, que se mostrou muito competitiva em mais de 30 ensaios realizados durante a safra 2017/18, em Mato Grosso e na região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A variedade obteve 79% de vitória em comparação à principal cultivar do mesmo grupo de maturação e que hoje é semeada em Mato Grosso. “Essa variedade tem alto teto produtivo, é resistente ao nematoide de cisto das raças 1 e 3, tem boa capacidade de engalhamento e é muito fácil de ser trabalhada, pois tem ampla adaptabilidade e boa plasticidade em relação ao estande de plantas”, pontuou o profissional.

No ano passado, a TMG lançou na safra 2017/18, TMG 7067IPRO e TMG 2173IPRO. A TMG 7067IPRO, com adaptação tanto para o cerrado como para a região Sul do Brasil. Outras três cultivares presentes no portfólio de soja da TMG tiveram seus resultados de produtividade divulgados no evento. A TMG 2181IPRO, a TMG 2185IPRO e a cultivar convencional TMG 4182 continuam sendo excelentes opções de alta produtividade e trazem características agronômicas específicas, como a tolerância à chuva na colheita (TMG 2185IPRO) e ampla resistência ao nematoide de cistos (TMG 4182).

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário