Nas operações do mercado financeiro, informação é um capital importante. Com ajuda da tecnologia, esse potencial de rentabilidade aumenta. Dois serviços lançados, nesta quarta-feira (19), pela Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) reúnem essas duas condições. São os novos indicadores de preços para seis produtos agrícolas e o aplicativo (App) de compra e venda do agronegócio, o Bolsa Agro.
Desde 2005, a BBM é referência no mercado de algodão e agora oferece novas informações para tomada de decisões dos clientes, com indicadores de preços de café, arroz, milho, soja, trigo e feijão.
Diferente dos índices que já existem e que consideram os negócios realizados, os divulgados pela BBM colhem informações dos corretores nas principais praças dos itens pesquisados. Os indicadores estão disponíveis de segunda a sexta-feira até às 17 horas no portal da bolsa.
O potencial para gerar negócios conta com informações da maior rede de corretoras de mercadorias do Brasil, com 130 associadas, sendo que, deste total, 50 ajudam a produzir os índices.
Só para ter uma ideia do volume de informações coletadas, das 40 corretoras de algodão associadas, o que representa até 70% do volume negociado no país, 24 intermediadoras de mercadorias alimentam os indicadores.
“Os nossos índices são mais ágeis para refletir qualquer mudança de mercado ao coletar as informações, desde o período da manhã até publicar à tarde. Refletem a situação daquele dia. Essa agilidade é o nosso diferencial frente aos outros indicadores, que acabam sendo mais lentos para corrigir qualquer distorção”, destacou o presidente do Conselho de Administração da BBM, João Paulo Azevedo Lefrève.
O presidente do conselho acrescentou que a formação dos índices conta com o feeling dos corretores nas praças. São eles que sabem dizer o o quanto o mercado está valendo, regionalmente; o preço pago ao produtor rural (FOB) e o valor do frete por exemplo.
As informações são submetidas a dois procedimentos estatísticos: a média aritmética de valores coletados e análise de coeficiente de variação. São desconsiderados, os valores informados que estiverem com variação de 10% abaixo ou acima da primeira média aritmética apurada. Posteriormente, será feita uma nova média, deixando de fora um possível desvio padrão.
A busca por melhores oportunidades de negócios conta ainda com o app Bolsa Agro, que já está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS nas lojas da Apple Store ou Google Play. Atende à demanda de clientes da BBM que querem ofertas de compra e venda de produtos.
“Através do aplicativo, essas ofertas são divulgadas para todos os clientes rapidamente. O que temos é uma rede operacional que encontrará potenciais compradores dos produtos anunciados”, afirmou o diretor geral da BBM, Cesar Henrique Bernardes Costa.
Ele destacou que a comercialização agrícola é diferente de outras modalidades de negócios, sendo mais complexa e com variáveis, que precisam ser levadas em consideração, como a qualidade das estradas pelas quais são transportados os produtos, logística de armazenagem, entre outras.
“É preciso considerar essas variáveis até chegarmos ao ponto ideal de aproximar interesses de compradores e vendedores. Criamos a tecnologia para o Bolsa Agro com a experiência dos corretores, que são homens de negócio, que têm conhecimento de mercado, justamente para solucionar esses obstáculos e conseguir fazer negócios de qualidade”, ressaltou Costa.
Depois de um cadastro simples, o usuário do aplicativo seleciona qual produto quer comercializar e o corretor associado busca o melhor negócio. Rapidamente, potenciais compradores terão acesso ao anúncio.
A operação iniciada, a partir de um anúncio, será registrada na bolsa, que oferece ainda a segurança da Câmara Arbitral para resolver conflitos de contrato.
Com mais de 9 anos e 130 problemas solucionados, a câmara conta com árbitros especialistas em assuntos do agronegócio, oferecendo outras vantagens como rapidez e eficiência nas decisões.
A BBM é uma associação civil sem fins lucrativos, criada há 15 anos, a partir da união de oito bolsas de mercadorias, com expertise de 30 anos no agronegócio. Praticamente todos os potenciais compradores do Brasil são associados, o que sinaliza para a grande repercussão dos anúncios no App Bolsa Agro.