sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Destaques

Expoagri mostra produção de alunos do Colégio Agrícola de Apucarana

 

Trabalhos práticos e projetos elaborados nas áreas pecuária e agrícola, ciclo de palestras e uma linha do tempo contando a história dos 60 anos do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, de Apucarana. Tudo isso poderá ser conferido na Expoagri, feira tradicional do colégio que expõe trabalhos de alunos dos cursos técnico em agropecuária e em meio ambiente. A exposição acontece nas dependências do estabelecimento entre os dias 25 e 27 de outubro e é aberta ao público.

A novidade deste ano fica por conta do Ciclo de Palestras que trará temas importantes referentes a hortifrúti, manejo de solo e adubo organomineral. Os projetos elaborados pelos alunos são nas áreas de suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, avicultura, horticultura, fruticultura, culturas de soja, trigo, milho, entre outros.

O objetivo é apresentar aos pais, familiares dos alunos e à comunidade a produção dos estudantes durante a rotina escolar. O evento serve também para divulgar os cursos oferecidos pela escola e mostrar como são desenvolvidas as atividades na fazenda-escola.

“É uma oportunidade que alunos, produtores rurais, agrônomos, técnicos e a comunidade terão em assistir as palestras e conhecer a realidade de um colégio agrícola”, afirma o diretor pedagógico Anderson Bellini.

Durante a Expoagri os visitantes poderão conhecer a produção de estufa, teste de variedade de soja e de milho, plantas para nutrição animal e as tradicionais atividades de uma feira de ciências, porque além das disciplinas técnicas, os alunos têm também as comuns como Física, Matemática e etc.

O visitante também conhecerá um pouco mais sobre a história do Colégio que completou 60 anos recentemente. Para contar a história da instituição, alunos e professores estão montando uma linha do tempo por meio de um banner, vídeo e galeria de fotos de ex-diretores.

FORMAÇÃO RÁPIDA – O potencial do agronegócio paranaense e a importância de escolas técnicas possibilitam a formação de profissionais no setor agrícola num período relativamente rápido – entre um ano e meio e três anos. Desde quando foi fundando, o objetivo do colégio é trabalhar diretamente com a agricultura famílias.

“O mundo mudou, estamos vivendo a era do agronegócio, mas muitos alunos são filhos de produtores rurais, que procuram vir adquirir conhecimento para aplicar na propriedade familiar. A importância de uma instituição que trabalha numa área técnica dentro do contexto agronegócio, hoje é um caminho, uma porta que se abre para o mercado de trabalho desses jovens”, afirma Bellini.

O colégio conta atualmente com 260 alunos, oriundos de 60 municípios, e oferece dois cursos – técnico em Agropecuária e técnico em Meio Ambiente.  No dia a dia os estudantes têm à disposição uma estrutura fazenda-escola, com 42 alqueires de lavoura para o desenvolvimento de atividades práticas em diversos setores, como olericultura, apicultura, oficina rural, oficina mecânica, fruticultura, horticultura, bovinocultura, ovinocultura, suinocultura e cereais.

 

Horário de visitação da Expoagri

Dias 25 e 27 :  das 8 às 18h

Dia 27: das 8 às 16h

Endereço: Marcílio Dias, 465 – Jardim Aeroporto, Apucarana

Mais informações podem ser obtidas através do fone (43) 3423-6070

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário