segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Doenças e Pragas
Japão suspende temporariamente a importação de carne de aves do Mato Grosso do Sul
19/09/2023
Suspensão ocorre após a confirmação do foco no município de Bonito em uma criação de aves domésticas de subsistência; comercialização com os demais estados continua normalmente 
Por: Repórter
Influenza aviária - frango - Conexão Agro
Até o momento, não há nenhum foco confirmado da doença em produção comercial
Foto: Ari Dias/AEN
Tags: Influenza aviária

Com objetivo de manter a transparência em relação ao tema e já tendo adotado as medidas necessárias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que foi notificado, nesta terça-feira (19), pelo governo japonês da suspensão temporária das importações de ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do estado de Mato Grosso do Sul.

A suspensão ocorre após a confirmação do foco no município de Bonito em uma criação de aves domésticas de subsistência. A comercialização com os demais estados continua normalmente.

O Brasil é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global. Segundo dados do AgroStat (sistema de estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro), Mato Grosso do Sul exporta ao país 18,4% de sua produção de carne de frango in natura.

As medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco.

Até o momento, não há nenhum foco confirmado da doença em produção comercial. Desta forma, o país segue com status livre de influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário