Em 2023, o Brasil acupou a terceira posição no ranking mundial de produção de algodão. A cultura faz o mesmo caminho da soja. Hoje, o país é o maior produtor mundial do grão.
Recentemente, em um encontro anual da International Cotton Association (ICA), em Singapura, o diretor global da Louis Dreyfuss, Joe Nicosia, destacou esse movimento do algodão similar ao da soja.
Porém, Nicosia ponderou que o avanço brasileiro também reflete uma conjuntura climática desfavorável aos Estados Unidos. “O Texas não permanecerá em estado de seca indefinidamente, e em algum momento retomará à produção robusta. Não sabemos quando será esse timing”.
Mais que o volume produzido, a qualidade e a responsabilidade na produção do algodão brasileiro, no entanto, foram os ativos escolhidos pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para posicionar o País durante o evento da ICA. Pontos fortes atestados pelo mercado mundial.
“O algodão brasileiro é conhecido pela sua rastreabilidade, qualidade e compromisso com a sustentabilidade. A cadeia de produção de algodão no Brasil possui uma baixa pegada de carbono e critérios mais rigorosos do que as normas internacionais. Por isso, caminha para se tornar o primeiro exportador mundial”, destacou Eugênia Barthelmess, embaixadora do Brasil em Singapura e convidada de honra da programação paralela realizada pela Abrapa durante o Trade Event da ICA.
O crescimento sustentável da cotonicultura brasileira é o que tem propiciado uma participação cada vez maior no mercado global, ponderou o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel. “A indústria nacional é nossa principal cliente. É importante lembrar que as exportações têm se expandido sem deixar de atender o nosso mercado interno”, observou ele.
A ICA é uma importante associação comercial e órgão arbitral do cenário global do algodão. Neste ano, seu evento anual contou com uma comitiva brasileira reforçada. Além da Abrapa, participam representantes das associações estaduais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás e Maranhão.
Cotton Brazil
A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional tomou corpo em 2019, quando Abrapa, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex.Brasil) e Anea lançaram o programa Cotton Brazil. A marca representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global e prioriza dez países: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.
Fonte: Abrapa
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