quarta-feira, 19 de junho de 2024

Destaques

AgroBIT Brasil abre espaço para o poder da mulher no agro

Tags: agrobit, empoderamento feminino, evento, gestão rural

A mulher tem assumido protagonismo no agronegócio. É por esse papel de destaque, dentro e fora da porteira, que o AgroBIT Brasil 2022, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, oferece um canal de debate sobre a participação feminina no setor da economia, que mais contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A “Academia AgroBIT para Mulheres do Agro” é uma rodada de discussões e palestras exclusivas para produtoras e gestoras rurais, que vai acontecer no segundo dia do evento, 9 de novembro, a partir das 8 horas, na Arena Agro Integração.
A gerente de Marketing e Relacionamento da FB Group-Eventos, Fernanda Anastácio da Silva, considera que esse movimento forte, em que se constitui a participação da mulher no agro, consolida também uma programação voltada para o público feminino.
“Em 2020 e 2021 tivemos painéis com temas relacionados às mulheres e com participação de influenciadoras e agricultoras. Este ano, avaliamos que esse movimento deveria se consolidar em algo mais concreto e expressivo. Desta forma, criamos um espaço dedicado às mulheres no evento, a Academia AgroBIT para Mulheres do Agro, uma programação voltada exclusivamente para agricultoras e gestoras de propriedades rurais, com debates sobre a participação feminina no agro”, afirma Fernanda.
A programação traz a “Mesa Redonda: Sistema Faep/Senar-PR – Apresentação sobre a Importância da Comissão Estadual de Mulheres da Faep”, com os temas: “Utilização de Tecnologias na Produção de Leite”, coordenação Lisiane Rocha Czech, e “Utilização de Tecnologias na Produção de Grãos”, coordenado por Carla Rossato. Participam também Maria Bratriz Orso, Ligia Lilian Perri Ganacin e Marisa Acorsi. A moderação é de Bruna Fioroni.
Gestão rural
A administradora e gestora rural Sônia Bonato fará palestra sobre o tema “Gestão: A importância de saber os números”. A agropecuarista vai compartilhar sua experiência na Fazenda Palmeiras, de 131 hectares do município goiano Ipameri, comprada pelo marido em 1995.
Sônia vai falar exatamente sobre a importância de a administração de lavouras e gado acompanhar os números das operações de entradas e saídas, “pois só eles podem dar uma visão ampla da fazenda, permitindo o planejamento da propriedade a curto, médio e longo prazo”.
Com suas planilhas, bem-sucedidas, a agropecuarista chegou a ser premiada em 2018, conquistando o 2º lugar no Prêmio Novo Agro da Esalq / Santander, na categoria Mulheres na gestão de Pequenas Propriedades. “Nunca imaginei que ganharia este prêmio, pois não tenho um diploma e não sou esalquiana”, finaliza.
A engenheira agrônoma Alessandra Decicino, especialista em Gestão do Agro, irá proferir palestra sobre inovação e tecnologia no agronegócio. “Eu trago a visão que temos de mercado, para entender a contextualização do crescimento do agronegócio no Brasil. Vamos abordar também quais as principais demandas no campo, dentro e fora da porteira, com visão de soluções e as últimas tecnologias da Inteligência Artificial no agro para atender as dores do produtor rural, trazendo maior assertividade no campo. Sempre buscando uma melhor otimização de custos e recursos, vinculados a sustentabilidade”, detalha Alessandra.
Marketing
A consultora e presidente da Riders Business School, Thaciana Reis, irá proferir a palestra “O poder do Marketing de essência na Era Digital”. Segundo ela, o Marketing de Essência é um convite à simplicidade, um convite a trabalharmos como seres triunos que somos: corpo, alma e espírito, voltados para promover a transformação no mercado agro.
“Dentro dessa proposta, permitimos criar elos de consciência e comunhão, com conexões mais verdadeiras em nosso mercado. Se queremos marcas mais fortes e um agro mais forte nosso caminho precisa ser da integração, ou seja, a dualidade em equilíbrio, a manifestação da dádiva”, reflete a consultora.
Para a especialista, antes de tudo é preciso perceber que o Marketing Digital é somente uma das várias estratégias que uma empresa tem para difundir seus produtos e comunicar suas campanhas, o ponto mais importante é questionar-se se o seu cliente-alvo, será atingido com aquela ação, e se ela irá reverter vendas.
Sucessão e governança
Coautora do livro “Mulheres do Agro”, colunista do Canal Rural e Agrishow, a consultora Marielly Biff apresentará a palestra “Como as mulheres podem contribuir no processo de sucessão e na implantação de governança nos negócios”.
Marielly ressalta que a mulher do agro tem um olhar mais sensível para a gestão, inclusive de pessoas, sabendo manusear os talentos da equipe de trabalhadores.
“A mulher contribui também porque é observadora e disposta a aprender. Não que os homens não sejam, mas a mulher gosta de buscar conhecimento o tempo todo e de estar se atualizando, buscando cursos, assistindo palestras. Isso favorece na obtenção de informações para trazer coisas que podem ser aplicadas no negócio”, completa Marielly.
O combo perfeito de um gestor ou gestora é a soma da bagagem técnica e a experiência à frente da gestão. “Se as mulheres se dedicam nessas duas pontas, elas também são importantes no processo de sucessão e governança”, acrescenta Marielly.
Empoderamento feminino
“A Sociedade Rural do Paraná sempre contou com mulheres na composição de sua diretoria, visto a crescente representatividade e protagonismo feminino nos últimos anos nas atividades agropecuárias, principalmente nas posições de liderança, agroindústria, gestão e até mesmo na composição do trabalho pesado dentro da propriedade rural, sendo ele na produção de insumos, equipamentos e até na comercialização dos produtos finais da cadeia produtiva. As mulheres vêm driblando cada vez mais os preconceitos, se empoderando e trazendo soluções modernas para o agronegócio, por isso a SRP sempre será uma incentivadora do debate da força da mulher no agro”, afirma Roberta Garbelini Gomes, diretora de Atividades Equestres da SRP.
Para a CEO da FB Group Eventos, Daiana Bisognin, o AgroBIT sempre procurou valorizar as mulheres que atuam no agronegócio, seja dentro ou fora da porteira. “A programação voltada a elas é um reconhecimento a todas as mulheres que estão no campo, nos centros de pesquisa, que trabalham em diversas áreas do agronegócio e ocupam posições de liderança”, afirma Daiana.
A Academia AgroBIT para Mulheres do Agro conta com palestras das empresas convidadas, como o Sistema Faep/Senar PR, BB Seguros, Sicredi, UPL, Semegrão, Integrada Cooperativa, Adama e New Holland.
A realização do AgroBIT é da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae, FB Group-Eventos e AgroValley Londrina.
SERVIÇO
Evento: 5º AgroBIT Brasil 2022
Data: 8 e 9 de novembro de 2022
Local: Parque de Exposições Governador Ney Braga, Londrina-PR
Inscrições: https://www.agrobitbrasil.com.br/

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário