segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agroindústria

Agroindústrias familiares de Cascavel podem comercializar produtos em todo Paraná

Tags: agroindustria

Duas empresas familiares de Cascavel são as primeiras a receber a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR) – um entreposto de carnes que produz espetinhos e uma fábrica de conservas, embutidos e defumados. A partir de agora, elas podem comercializar seus produtos para todo o Paraná. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento oficializou na quinta-feira (10) a adesão do município de Cascavel ao Susaf-PR.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o credenciamento do município é um reconhecimento da competência técnica dos profissionais que integram o serviço de inspeção. Segundo ele, a iniciativa possibilita a ampliação do horizonte comercial da agroindústria familiar paranaense.

“É uma forma de gerar riquezas e agregar valor aos produtos. As empresas podem crescer, aumentar a linha de produção, ter mais oportunidades. Logo perceberemos um movimento importante com dezenas de agroindústrias familiares prosperando e melhorando as suas condições”, afirmou. “Quanto mais a gente processa e agrega valor, vai se apropriar um pouco mais do preço final e isso facilita o crescimento econômico, gera oportunidades, emprega gente, paga tributos, enfim, isso movimenta a economia.”

MERCADO – O médico veterinário do Serviço de Inspeção da Secretaria de Agricultura de Cascavel, João Carlos Koehler, destacou que o certificado representa ampliação de mercado e incentivo à industrialização. Segundo ele, as duas empresas – Pasa Distribuidora de Carnes e Vezaro Embutidos e Defumados – geram aproximadamente 20 empregos diretos.

“O Susaf veio viabilizar essas pequenas e médias agroindústrias da região, que já têm um volume de produção razoável e que podem atender outros municípios, inclusive a rede de supermercados de Cascavel, que tem filiais em outras cidades do Paraná”, disse Koehler.

SUSAF – O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Para que os estabelecimentos recebam o selo Susaf-PR precisam estar registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM). Até então, se quisessem vender fora dos municípios de origem, os estabelecimentos precisariam estar registrados no Serviço de Inspeção Estadual – SIP/POA.

Cascavel é o segundo município do Estado a conquistar a certificação. O primeiro foi Francisco Beltrão. Ambos comprovaram o atendimento às normas estabelecidas pelo programa, com serviço de inspeção eficiente e bem estruturado para garantir produtos de qualidade.

PRESENÇAS – A cerimônia de entrega do certificado aconteceu na prefeitura e teve a presença do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; do diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz; e do chefe do Núcleo Regional da Seab em Cascavel, Manoel Márcio Chaves.

Fonte: AEN

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário