terça-feira, 22 de abril de 2025

Agronegócio

Agropecuária afeta negativamente o PIB

Colheita soja
Tags: agricultura familiar, agroindustria, agronegócio, café

O Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) tem queda de 0,1% no segundo trimestre; segundo dados divulgados, na quarta-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contrariando as expectativas do Ministério da Economia. A agropecuária contribuiu para esse desempenho negativo. O setor registrou retração de 2,8% em relação ao primeiro trimestre.
A escassez hídrica, que já assombra o país com o temor de um apagão energético, comprometeu importantes culturas, como a cana-de-açúcar, milho e café. Extremos de temperaturas baixas também influenciaram no resultado.
Apesar das evidências do agravamento da situação, o governo federal tem  demostrado negacionismo em relação à crise hídrica. Enquanto isso, os números econômicos deterioram.
O PIB reflete a queda na produção de grãos, que tinha previsão inicial de até 274 milhões de toneladas, mas deve ficar em 254 milhões de toneladas, podendo cair ainda mais.
O Paraná é o segundo estado maior produtor de milho e teve a segunda safra revisada para baixo pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento. A estimativa é de que sejam produzidos 5,9 milhões de toneladas, queda de 186 mil toneladas em relação ao que se previa em julho.
A redução é consequência de duas geadas fortes  e da incidência de pragas, sobretudo a cigarrinha, que provoca a doença conhecida como enfezamento.

O cenário negativo do PIB agropecuária mostra recuos nas estimativas de produção anual das culturas de café (-21,0%), algodão (-16,6%) e milho (-11,3%).

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), organismo com bases multilaterais do qual o Brasil quer se tornar membro, países em que o ritmo de vacinação é maior, registraram recuperação econômica mais forte.
O que não é o caso do Brasil em que o governo demorou para expressar uma reação no sentido de implementar um plano de vacinação da população.

Os números do PIB apresentados pelo IBGE, preocupam setores da economia, como o empresarial,   que diz que o país precisa acelerar a busca de soluções estruturais. Alguns já veem esse desempenho pífio como “custo Bolsonaro” na economia.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário