segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Leite

Equipamento para ordenha robotizada otimiza consumo de alimento

Tags: ordenha, pecuária de leite, robô

O custo com alimentação corresponde a cerca de 40 a 60% do total da produção de leite, sendo um grande desafio para o produtor manter a eficiência produtiva e econômica da propriedade, principalmente em tempos de alta nos insumos. Em virtude disso, o produtor precisa buscar meios para produzir mais leite com os mesmos recursos, ao mesmo tempo em que almeja controlar os custos da nutrição.

Para atender a essa necessidade da bovinocultura de leite, a Lely, empresa referência no mundo em soluções em automação para a atividade leiteira, desenvolveu o Lely Commodity Feeder, um dispenser de alimentação que permite o fornecimento tanto de alimentos peletizados como não peletizados no robô.

O Commodity Feeder está disponível em todos os novos modelos do Astronaut A5, da Lely, e nos modelos Astronaut A4. O equipamento foi testado em fazendas dos Estados Unidos e da Dinamarca, com resultados muito positivos. No Brasil, a tecnologia foi inserida no ano passado.

“Nos robôs Lely, as vacas são atraídas com essa oferta de alimento e recebem o complemento da dieta diária dentro do robô. O Commodity Feeder permite substituir as tradicionais rações peletizadas de custos mais elevados, por alimentos não peletizados de menor custo, como derivados de aveia, trigo, milho, subprodutos diversos e até mesmo rações formuladas na própria fazenda”, explica o gerente Comercial da Lely no Brasil, João Vicente Pedreira.

Dessa forma, os produtores ficam menos dependentes do alimento processado em pellets, de frete e da flutuação de preços. “A operação do sistema pode ser ajustada de acordo com a porcentagem de matéria seca, do tamanho das partículas e da viscosidade do alimento”, finaliza Pedreira.

Leia Também: 

Estudo apresenta desempenho de gado de corte alimentados com dietas ricas em forragem

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário