segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Crédito

Antecipação de recebíveis cresce 25% no último ano

Tags: antecipação de recebíveis, crédito, distribuidor do agro, produtor rural

No agronegócio é muito comum o distribuidor de insumos fechar uma venda através da operação de Barter, onde o produtor rural compra os insumos a prazo e paga com parte da sua futura produção. Neste sistema, o distribuidor assume alguns riscos, como uma possível quebra da produção agrícola, que pode acontecer por vários motivos como excesso ou falta de chuva, altas ou baixas temperaturas ou até mesmo por tempestades.

Diante desse cenário, o mercado financeiro tem registrado aumento na procura pelo serviço de antecipação de recebíveis, onde o distribuidor “vende” as CPRs (Cédulas de Produto Rural) – documentos que oficializam a operação de Barter -, para os fundos de investimentos, gerando oportunidades e benefícios para a empresa.

O processo funciona da seguinte maneira: as CPRs recebidas pelas distribuidoras são analisadas com o uso de tecnologias. Após se certificar sobre o risco que a operação envolve, elas são negociadas com o mercado de capitais, que paga à vista para o distribuidor.

Segundo especialistas de crédito, houve um aumento de cerca de 25% na procura pelo serviço em 2020, se comparado com 2019. Para se ter uma ideia da demanda, no ano passado, a TerraMagna movimentou mais de R$ 50 milhões com o serviço de antecipação de recebíveis para distribuidores de diversas regiões do país.

A distribuidora Fex Agro, localizada no estado do Mato Grosso, foi uma das empresas que utilizaram o serviço no ano passado, gerando um maior fluxo de caixa, além de outros benefícios para o negócio. A previsão é que novas antecipações sejam feitas durante 2021.

“Dentre os nossos parceiros, a TerraMagna se destaca pela inteligência de suas soluções e produtos, e pela agilidade nos processos. O êxito das operações que fizemos em 2020 foi, definitivamente, o resultado destas características. Estamos muito empolgados com as perspectivas para 2021”, conta Daniel Barbosa, sócio-diretor da Fex Agro.

A antecipação de recebíveis traz benefícios tanto para os distribuidores, como para os produtores rurais. Confira algumas vantagens:

– O distribuidor recebe no início da safra. Isso faz com que, ao comprar os insumos de uma indústria à vista, ele possa negociar descontos que podem chegar a 15%.

– A distribuidora se livra do risco, seja de inadimplência ou de quebra de safra. Se o produtor não conseguir arcar com o pagamento, a responsabilidade passa a ser do fundo que adquiriu a CPR.

Fundada em São José dos Campos, desde 2017, a TerraMagna está reinventando a forma como o crédito é subscrito, concedido e cobrado na agricultura brasileira, alavancando tecnologia e fontes de dados alternativas para transformar um processo arriscado e volátil em uma experiência simples e segura. A empresa oferece ao mercado os serviços de antecipação de recebíveis e monitoramento de garantias via satélite, levando o insumo mais importante para o agronegócio: o crédito.

 

Leia Também: 

Banco do agronegócio 100% digital aposta em liberação dinâmica de crédito

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário