quinta-feira, 20 de junho de 2024

Congressos Feiras

Balanço: CBSementes supera expectativas e reforça a necessidade de debater demandas do setor

Tags: Abrates, CBSementes, Congresso, recorde

Com recorde absoluto de público, o XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBS ementes), realizado de 12 a 15 de setembro em Curitiba (PR), superou as expectativas e reforçou a importância de se debater as necessidades do setor de sementes com todos os elos da cadeia de produção. Maior evento técnico-científico da área, o congresso reuniu 1200 participantes e teve em sua programação cerca de 70 atividades, entre simpósios, conferências, painéis, sessão pôster e show room.

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o CBS ementes teve como tema central “Semente: Propulsora do Agronegócio”.

“O evento foi um sucesso e nos surpreendeu pelo número de congressistas de várias regiões do Brasil e do exterior. Tivemos um mix interessantíssimo com profissionais, produtores de sementes, agricultores, acadêmicos, pesquisadores e professores. Isso demonstra que nosso evento, além da abordagem científica, teve uma atratividade técnica que agrada aos participantes”, avaliou o presidente da Comissão Organizadora do XXI CBSementes, doutor Fernando Henning, pesquisador da Embrapa Soja.

Para ele, o CBSementes representa uma valiosa oportunidade de troca de experiências com profissionais de várias regiões do país e do exterior. “Para que a troca de ideias e parcerias funcionem, precisamos ter os diferentes elos das cadeias de produção de sementes presentes num mesmo local, discutindo e pensando em soluções conjuntamente. Este é o princípio básico da Ciência”, afirma Henning.

Homenagem ao dr. Francisco Krzyzanowski, ao lado dos doutores Odette Liberal e Fernando Henning
A Comissão Organizadora do CBS ementes prestou também uma homenagem ao presidente mais longevo da ABRATES, doutor Francisco Carlos Krzyzanowski, pela importante contribuição à associação e à ciência e tecnologia de sementes do Brasil.

Na análise de doutor Francisco Carlos Krzyzanowski, em decorrência da excelência da programação técnico-científica, o Congresso atingiu plenamente os objetivos da ABRATES, como um fórum para transferência e discussões de novos conhecimentos, tanto nas palestras, nas sessões pôsteres e no show Room de novas tecnologias, onde os expositores puderam apresentar seus produtos e serviços.

“Tivemos 1200 participantes, o que é excelente para um evento técnico-científico. Nesse evento, a ABRATES teve a oportunidade de prestar as merecidas homenagens à doutora Odette Liberal, principal fundadora da ABRATES em 1970 e primeira presidente da entidade”, afirmou Krzyzanowski. Aos 95 anos, a doutora Odette  discursou aos presentes mostrando a importância da ABRATES na realização de um evento da magnitude do CBS ementes.

Desde a fundação da ABRATES, o CBSementes tornou-se o principal evento da entidade, firmando-se como referência na apresentação de resultados e tecnologia em todo o Brasil e também no exterior.

Neste último evento, em especial, ocorrido de 12 a 15 de setembro, Fernando Henning destaca a qualidade técnica das palestras proferidas por profissionais que são destaques em cada uma das grandes áreas que foram debatidas. Enfatizou, sobretudo, às presenças dos pesquisadores internacionais Andreas Wais, da Internacional Seed Testing Association (ISTA), e Sabry Elias, professor da Universidade de Oregon e representante da Association of Official Seed Analysts (AOSA), que salientaram o papel dos laboratórios de análises de sementes e os serviços prestados, credenciamento e capacitação profissional. “Ter a participação de pesquisadores de diferentes órgãos do exterior demonstra que o evento tem uma força não só nacional, mas internacional e é muito valorizado lá fora”.

Participaram do CBSementes um rol de expositores e patrocinadores desde as indústrias de máquinas, às empresas de melhoramento genético, que além da produção de sementes trabalham também como insumos químicos e biológicos.

O evento trouxe três atrações à parte: o 4o Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécie Forrageiras, o 10o Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais e o 15o Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes. Os eventos foram organizados pelos Comitês das Áreas da ABRATES e trouxeram conteúdo altamente técnico com temas de interesse para todas as áreas de atuação dentro da cadeia sementeira.

“Dentro de cada um desses simpósios foram tratados assuntos desde a produção de sementes, passando pelo aspecto legal, até os aspectos relacionados às análises dessas espécies.” Isso demonstra que o setor está engajado e preocupado em produzir sementes de qualidade, mas para isso precisamos estar de olho no todo, do aspecto legal ao comércio e nas novas tecnologias que estão sendo geradas”.

Em relação aos trabalhos acadêmicos foram apresentados cerca de 370 trabalhos no formato pôster. A sessão pôster manteve um grande número de visitações de acadêmicos, técnicos e agricultores. “Isso é essencial para que soluções e inovações continuem ativas, principalmente no mundo das Ciências de sementes”.

O evento destacou também a sessão oral com trabalhos selecionados previamente na categoria graduação, mestrado e doutorado. Foram premiados trabalhos em cada uma dessas categorias. “Essa premiação tem valor simbólico, o mais importante é que dá visibilidade para todos os grandes players do mercado nacional de sementes, além de impulsionar a entrada de acadêmicos no mercado de trabalho”, acrescenta Henning.

Trabalhos Premiados

O vencedor do primeiro lugar foi Abimael dos Santos Carmo, com o trabalho de mestrado “Método de classificação de sementes esverdeadas de soja por inteligência artificial associada a análise de imagens” . O segundo lugar ficou com Francival Cardoso Felix com o trabalho “Inteligência artificial associada à análise de imagens de sementes para identificação de espécies florestais”. E o terceiro lugar foi de Rosana Bertaglia Zanetti com o trabalho “Agrupamento multivariado de curvas na seleção de genótipos de alface com sementes tolerantes à termoinibição”.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário