segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Destaques

Bolsonaro envia áudio aos caminhoneiros e pede liberação das rodovias

Tags: agronegócio, caminhoneiros, exportações, greve

A inflação se aproxima de dois dígitos em mais de duas décadas, puxada pelo preço dos combustíveis. Paralelo a  esse aumento, caminhoneiros bloqueiam estradas em 16 estados, em apoio a Jair Bolsonaro.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu 0,87, puxado pela gasolina. Enquanto isso, o presidente Bolsonaro, enviou um áudio às lideranças do movimento dos caminhoneiros, pedindo que desbloqueiem as vias para evitar desabastecimento e aumento da inflação.
Na direção contrária, o foragido da justiça, o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, publicou em suas redes sociais, ontem (8), um pedido de fechamento total das estradas nesta quinta-feira (9). Ele foi um dos organizadores das manifestações do 7 de Setembro.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretou a prisão do caminhoneiro na sexta-feira (3). Zé Trovão é acusado de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF.

No áudio em que pede a colaboração dos caminhoneiros, Bolsonaro diz que os caminhoneiros são seus aliados.

“Fala para os caminhoneiros que são nossos aliados que esses bloqueios atrapalham, nossa economia. Isso provoca desabastecimento e inflação. Prejudica todo mundo, em especial os mais pobres. Dá um toque para os caras, para liberar, para a gente seguir a normalidade. Deixa com a gente em Brasília, aqui, agora. Não é fácil negociar e conversar por aqui com outras autoridades, mas a gente vai fazer nossa parte e vamos buscar uma solução para isso, tá ok? Aproveita e em, meu nome dá um abraço em todos os caminhoneiros”, disse o presidente.

Na noite dessa quarta-feira (8), o ministro Tarcísio Freitas confirmou a autenticidade do áudio com a voz do presidente. “Esse áudio é real e de hoje. Ele mostra a preocupação do presidente com a paralisação dos caminhoneiros, que iria agravar efeitos na economia e inflação, e ia impactar nos mais pobres e vulneráveis”.

Freitas disse que o país já vive atualmente efeito da pandemia nos preços dos produtos. Segundo ele, “a inflação tem hoje uma componente internacional, e uma paralisação vai trazer desabastecimento, prejudicando a população”. “A gente não pode tentar resolver um problema criando outro”. “Peço a todos que escutem atentamente as palavras do presidente, e que tenhamos serenidade para pavimentar um futuro melhor. A solução do problema se dará através do diálogo das autoridades. Vamos confiar nessa condução e no diálogo”, acrescentou o ministro.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário