Um dos painéis mais esperados do 37º Congresso Brasileiro de Nematologia, que será realizado de 1º a 4 de agosto, no Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP), é sobre o tema “Biologia Molecular e Transgenia Aplicada à Nematologia”. Os congressistas terão um panorama dos avanços dessas áreas da biotecnologia que visam o combate aos nematoides. O painel será apresentado no dia 3 de agosto, das 8h às 9h30.
O agrônomo Rodrigo Moreira Saraiva, gerente técnico para Trait na Basf, irá proferir palestra sobre “Plantas transgênicas ou geneticamente editadas com resistência a nematoides”. O especialista irá explicar como é desenvolvida uma trait (característica agronômica para introdução via transgenia), o que a equipe de Trait Development da Basf está desenvolvendo e detalhes sobre um projeto que vem sendo conduzido pela empresa desde 2014 sobre um novo trait para resistência a nematoides, pragas que geram até 30% de perda na colheita.
“Existem várias ferramentas para controle de nematoide, porém, uma das mais utilizadas, que traz grande eficácia e resultados para o produtor é o uso de variedades resistentes. Para a soja, nós temos as variedades com resistência nativa para nematoide do cisto (SCN) e Meloidogyne. Ainda não existe uma planta geneticamente modificada em soja com resistência nematoide. Mas essa é a grande novidade, a Basf espera ser a primeira a trazer para o mercado uma variedade do gênero”, vislumbra Saraiva. Além dele, o especialista americano Michael T. McCarville, também da Basf, de Nebraska, dos EUA complementará a palestra.
O painel ainda contará com a presença do palestrante e professor doutor Everaldo Antônio Lopes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ele irá comentar sobre o uso da amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP) – uma nova técnica molecular rápida e eficiente para a identificação de patógenos e pragas, inclusive nematoides. Lopes irá demonstrar como a LAMP ajuda na identificação acurada de espécies do nematoide das galhas (NG) (Meloidogyne spp.) e o quanto é essencial a diagnose de NG para a implementação de estratégias de manejo.
O debate será mediado pelo nematologista Cláudio Marcelo Gonçalves de Oliveira, do Instituto Biológico, de Campinas (SP).
Na avaliação de Saraiva, é possível ter controle efetivo dos nematoides desde que o produtor faça uso das ferramentas disponíveis para o manejo de nematoides. “O produtor tem que ter em mente que uma vez presente na área é quase impossível erradicar o nematoide. Então, o produtor tem que aprender a conviver com o nematoide. Como? Começando pela amostragem do solo e raiz, que trará informações qualitativas e quantitativas dos nematoides presentes na área, para assim definir a melhor estratégia de manejo, como rotação de cultura, escolhendo a cultura adequada que ele vai plantar durante a safra, fazendo uso da resistência genética, quando disponível, fazendo uso de produtos, seja químico ou biológico, fazendo pousio, que é efetivo para algumas culturas e áreas, e também a adubação correta. Assim, o produtor deixará os níveis de população bem baixos, mantendo o potencial produtivo da cultura”, recomenda.
O Congresso será aberto no dia 1º de agosto às 18 horas, no Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP). A conferência inaugural “Ciência, Tecnologia e Inovação na Era do Conhecimento” que será proferida pelo diretor de pesquisa de novos negócios do Grupo Jacto, Tsen Chung Kang, terá início às 18h30. Ao todo serão cerca de 40 palestras, mesas-redondas e apresentação de 212 trabalhos científicos, totalizando mais de 50 atividades.
As vagas presenciais já estão esgotadas, mas interessados podem se inscrever no site https://www.37cbn.com.br/ para assistir o evento na modalidade on-line.
SERVIÇO
37º Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN)
Tema: Nematoides: Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: de 1º a 4 de agosto de 2022
Onde: Hotel JP em Ribeirão Preto (SP)
Inscrições e informações: acesse o site e faça sua inscrição para a versão digital: https://linktr.ee/cbnematologia