segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Notícias

Cordão de Girassol para doenças ocultas só depende de sanção para virar lei no Paraná

Tags: atendimento, cordão de girassol, doenças ocultas, lei no paraná

Pessoas com doenças ocultas devem ser beneficiadas com o Cordão de Girassol para ter preferência no atendimento, acesso e circulação em aeroportos, terminais de ônibus rodoviários e urbanos, bancos, shoppings, supermercados e outros estabelecimentos públicos e particulares. Projeto de lei dos deputados estaduais Tercilio Turini e Evandro Araújo foi aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa e agora só depende de sanção do Governo do Estado.

O Cordão de Girassol já é adotado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Amapá e outros estados, possibilitando a identificação e o suporte diferenciado a portadores de deficiências como autismo, TDAH, demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias em relação a voos. São doenças relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e abalos emocionais.

O projeto de lei 57/2023, dos deputados Tercilio Turini e Evandro Araújo, argumenta que a pessoa com deficiência oculta é aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial. “Muitas pessoas enfrentam dificuldades de interação devido à sua condição. Por isso, as barreiras podem obstruir a participação efetiva na sociedade. Com o Cordão de Girassol, serão identificadas de imediato e terão preferência em atendimentos”, ressalta o médico Tercilio Turini.

O Cordão de Girassol é de fácil visibilidade: tem uma faixa verde estampada com vários girassois. As pessoas que utilizam devem ser imediatamente auxiliadas por profissionais de saúde e funcionários de estabelecimentos. “É fundamental uma ampla divulgação e orientação em órgãos públicos, empresas, estabelecimentos comerciais e de uso coletivo para garantir a efetividade do atendimento preferencial”, ressaltam os deputados Tercilio Turini e Evandro Araújo.

A expectativa é que a lei seja sancionada em breve para ser adotada no Paraná. O Colar de Girassol foi criado por funcionários do Aeroporto de Gatwick, em Londres (Inglaterra), em 2016, num avanço para respeito aos direitos, convívio e interação na sociedade das pessoas com deficiências ocultas.

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário