segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias

Cordão de Girassol para doenças ocultas só depende de sanção para virar lei no Paraná

Tags: atendimento, cordão de girassol, doenças ocultas, lei no paraná

Pessoas com doenças ocultas devem ser beneficiadas com o Cordão de Girassol para ter preferência no atendimento, acesso e circulação em aeroportos, terminais de ônibus rodoviários e urbanos, bancos, shoppings, supermercados e outros estabelecimentos públicos e particulares. Projeto de lei dos deputados estaduais Tercilio Turini e Evandro Araújo foi aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa e agora só depende de sanção do Governo do Estado.

O Cordão de Girassol já é adotado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Amapá e outros estados, possibilitando a identificação e o suporte diferenciado a portadores de deficiências como autismo, TDAH, demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias em relação a voos. São doenças relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e abalos emocionais.

O projeto de lei 57/2023, dos deputados Tercilio Turini e Evandro Araújo, argumenta que a pessoa com deficiência oculta é aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial. “Muitas pessoas enfrentam dificuldades de interação devido à sua condição. Por isso, as barreiras podem obstruir a participação efetiva na sociedade. Com o Cordão de Girassol, serão identificadas de imediato e terão preferência em atendimentos”, ressalta o médico Tercilio Turini.

O Cordão de Girassol é de fácil visibilidade: tem uma faixa verde estampada com vários girassois. As pessoas que utilizam devem ser imediatamente auxiliadas por profissionais de saúde e funcionários de estabelecimentos. “É fundamental uma ampla divulgação e orientação em órgãos públicos, empresas, estabelecimentos comerciais e de uso coletivo para garantir a efetividade do atendimento preferencial”, ressaltam os deputados Tercilio Turini e Evandro Araújo.

A expectativa é que a lei seja sancionada em breve para ser adotada no Paraná. O Colar de Girassol foi criado por funcionários do Aeroporto de Gatwick, em Londres (Inglaterra), em 2016, num avanço para respeito aos direitos, convívio e interação na sociedade das pessoas com deficiências ocultas.

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário