De 27 a 30 de junho, o Grupo de Práticas em Olericultura (Gepol), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará o II Curso de Cultivo de Microverdes.
O curso ocorrerá no formato on-line e abordará o cultivo de microverdes para agricultores, profissionais do setor, estudantes e público em geral. A programação contemplará informações do processo produtivo desses vegetais, desde a escolha dos insumos, semeadura, aspectos de higienização para evitar contaminação, uso da iluminação artificial, nutrição das plantas, dentre outros assuntos.
Nova forma de cultivo
Essa nova forma de cultivo permite produzir e comercializar espécies herbáceas, cereais, condimentos e até flores. As plantas são colhidas entre 7 e 21 dias após a germinação, essa rapidez no processo atrai muitos agricultores para este tipo de cultivo, além do alto valor agregado no produto.
Além da originalidade quanto a cor, textura e sabor único, os microverdes possuem muitos benefícios nutricionais ao consumidor, devido a uma maior concentração de bioativos como vitaminas, minerais e antioxidantes, elementos fundamentais para a saúde.
Estas plantas ganharam espaço no mercado pela alta demanda e por se adequar a diferentes técnicas de produção, seja orgânica, hidropônica ou convencional, e ainda, por não fazer uso de agrotóxicos. É possível cultivá-los em ambiente rural ou urbano e por meio de cultivo vertical.
Outras informações e inscrições: https://fealq.org.br/cursos/ii-cultivo-de-microverdes/
Programação
27/06/2022
– Módulo 1: Mercado de microverdes no Brasil: para quem produzir? Quais as espécies mais desejadas e quais as novas opções para o mercado?
– Módulo 2: Quais as novas tecnologias para a semeadura de microverdes?
28/06/2022
– Módulo 3: Sistema de produção em ambiente protegido
– Módulo 4: Sistema de produção em ambiente indoor
29/06/2022
– Módulo 5: Fertilizantes e bioestimulantes na produção de microverdes para o mercado de produtos naturais
– Módulo 6: Uso da iluminação artificial: do cultivo à pós-colheita
30/06/2022
– Módulo 7: Tecnologia Pós-colheita, comercialização e marketing do produto
– Módulo 8: Papo com produtores de microverdes
Fonte: Esalq/USP