segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agronegócio

Da seda à soja, Londrina exporta para 102 países

Cada vez mais empresas de Londrina (PR) e da região se lançam no mercado exterior. Em 2017 a cidade exportou US$1,089 bilhão um crescimento de 67,6% ante 2016, principalmente em produtos básicos e semimanufaturados. Os números constam na base de dados de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

De Londrina não saem apenas grãos de soja, mas uma gama de produtos variados que são destinados a países como África do Sul, Vietnã, França, Itália, entre outros europeus e da América do Sul. São mais de 380 produtos entre eles fio de seda, café solúvel, algodão, mercadorias de alto valor agregado como  vacinas e medicamentos para animais, entre outros.

A soja, por exemplo, é o item mais representativo da pauta  e é responsável por 51,4% do total exportado, ou seja, US$ 560 milhões. Boa parte dos grãos é vendida por cooperativas ou trading com sede no município.

Outro exemplo é a seda produzida na Bratac- Fiação de Seda, que tem sede em Londrina. Em 2016 a indústria produziu cerca de 3 mil toneladas de casulos trabalhando com 2,5 mil famílias de pequenos produtores rurais de diversas regiões do estado. Pelo menos 95% do fio de seda foram exportados para o Japão e uma pequena parte para França e Itália. O processo de produção é todo artesanal.

“Ao contrário do que se imagina, empresas de pequeno e grande porte de Londrina e região exportam todos os dias. Para quem pensa que a cidade não tem a cultura de exportar, nós exportamos e estamos crescendo cada vez mais”, afirmou João Gouveia Cezar, que trabalha com exportação na empresa Sonho Lindo.

Além do agronegócio, empresas  como a Indusbel, indústria de aparelhos odontológicos, localizada na zona sul de Londrina, que exporta para mais de 10 países, entre eles Argentina, Chile, Estados Unidos, Romênia, Colômbia, Paraguai, Equador, Índia, Itália e Países Árabes.

Em 2017, Londrina começou a exportar produtos novos como elevadores, algodão, compostos orgânicos de enxofre, papel para cigarros, ferragens para móveis, artigos de couro entre outros.

Recentemente, uma vitrine de produtos que londrina exporta foi montada no Pavilhão Smart Agro, durante a ExpoLondrina, que se encerrou no domingo. A diretora de Relações Internacionais da Sociedade Rural do Paraná, e também secretária do Conselho Fiscal da Terra Roxa, Luly Barbero, diz que a vitrine tem um papel informativo. “Queremos mostrar o quê e para onde as empresas locais exportam. Londrina exporta para 122 países e estamos mostrando alguns desses produtos no estande”, informa. Ela comenta ainda que o estande é um projeto que pretende fortalecer a programação internacional na ExpoLondrina ano a ano.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário