Além de agregar conhecimento em palestras, minicursos e oficinas, uma das atrações do INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal – será a Meat Taste, uma demonstração gastronômica que vai proporcionar a experiência do sabor, com novidades que vão do sorvete de tilápia ao chopp de bacon, entre vários pratos à base de proteína animal, como o tradicional porco no rolete.
O INOVAMEAT começou na quinta-feira (31 de março) e prossegue até sábado (2 de abril), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, no Oeste do Paraná. No mesmo local será realizada a Meat Taste, somente no dia 2, das 11h30 às 18 horas, com entrada aberta ao público.
O evento vai reunir os melhores restaurantes de Toledo, como Du Cheff Buffet e Pork Beer, que já confirmaram presença. O Pork Beer vai comercializar o famoso chopp de bacon e algumas variedades de chopp artesanal.
Com uma grande versatilidade para degustação da proteína animal, com foco em suínos, peixes, aves e leite, os visitantes vão saborear também vários tipos de pratos como porco à paraguaia, porco na grelha, porco no rolete, e ainda pratos típicos regionais à base de peixes, aves e queijos.
De acordo com a Coordenadora do Programa de Fomento ao Agronegócio da Prefeitura de Toledo, Daliana Uemura, os pratos terão preços variados e acessíveis e serão servidos no modelo degustação para que as pessoas experimentem várias formas de consumir as proteínas. Eles poderão ser adquiridos no local.
Tradicionalmente o município de Toledo realiza no mês de setembro a Festa Porco no Rolete e o Meat Taste será um chamariz para o evento.
Startup vai apresentar sorvete de tilápia
O sorvete de tilápia, uma atração à parte no Meat Taste, será distribuído em pequenas porções pelo Bistrô do Peixe, uma startup de Marechal Cândido Rondon, que está em desenvolvimento para comercialização de produtos à base de pescados.
“A ideia é que o público conheça e experimente o sorvete de tilápia”, afirma a doutoranda Ana Maria da Silva, sócia no Bistrô do Peixe com Adriano Vitor Azevedo. Há 13 anos ela desenvolve pesquisa e produtos à base de peixe.
O sorvete com hidrolisado de tilápia está em fase de desenvolvimento e a pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade nutricional e a segurança alimentar do produto.
A pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Tecnologia e Processamento do Pescado e no Laboratório de Química de Alimentos do GEMAq (Grupo de Pesquisas em Manejo na Aquicultura), do curso de Engenharia de Pesca, na Unioeste, no campus de Toledo.
Segundo Ana Maria, de maneira bastante simples, o produto é feito a partir de uma base de sorvete com hidrolisado da CMS (carne mecanicamente separada), que é resultado de um processo de aproveitamento da carne não retirada pela indústria responsável em filetar a tilápia.
“A ideia do sorvete surgiu quando a minha filha teve câncer gestacional com quatro meses de gravidez, ela não conseguia comer. Então eu tive a ideia de fazer o sorvete pensando no sofrimento que era comer por causa das feridas na boca. O sorvete acalma as feridas e, desta maneira, ela conseguia ingerir proteína”, contou Ana Maria, lembrando que a tilápia é um pescado que tem um sabor suave e agradável ao paladar, além de ter muitas proteínas e vitaminas. “É um pescado que já tem uma grande aceitação no mercado”, acrescenta.
Durante três dias, o INOVAMEAT Toledo vai debater temas relacionados à suinocultura, avicultura, bovinocultura leiteira e piscicultura, com foco nas principais inovações de cada setor.
O INOVAMEAT Toledo tem a organização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e Sindicato Rural de Toledo em parceria com a FB Group-Eventos. A apoio da Prefeitura de Toledo, Embrapa Suínos e Aves, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), SEAB, ABPA e diversas entidades e patrocinadores do setor.
Para participar do INOVAMEAT, os interessados devem fazer as inscrições pelo site www.inovameat.com.br