sexta-feira, 14 de junho de 2024

Combustível

Estações de biometano permitem que fazendeiros produzam seu próprio combustível 

Tags: combustível, estações de biometano, gás natural, propriedades rurais

As estações de biometano transformam o biogás proveniente da decomposição de matéria orgânica em biometano (gás natural renovável). Pode ser utilizado como combustível para tratores, caminhões e outros veículos movidos a gás natural, em substituição ao diesel. Com base em mais de 30 anos de experiência, a Air Liquide desenvolveu estações de biometano adaptadas para trabalhar em combinação com biodigestores agrícolas. Essa solução contribui para a descarbonização da agricultura, além de gerar os benefícios de uma economia circular.

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para indústria e saúde, desenvolveu uma solução para o reaproveitamento de resíduos orgânicos em fazendas: as estações de biometano AG050 e AG100, que processam o biogás derivado da decomposição desses itens e o transformam em biometano. Esse gás natural renovável pode ser utilizado como combustível em tratores, caminhões, automóveis e outros tipos de veículos movidos a Gás Natural Comprimido (GNV) em substituição ao óleo diesel. Ao permitir que os agricultores se beneficiem de uma economia circular de produção sustentável de combustível na fazenda, a solução contribui para a descarbonização da agricultura.

O biogás é uma molécula gerada a partir do processamento de resíduos orgânicos como folhas, frutas e outros. Este gás é composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). A solução purifica o biogás para produzir biometano, separando esses gases usando uma tecnologia proprietária baseada em membrana desenvolvida pela Air Liquide.

As estações de biometano AG050 e AG100 são instaladas para trabalhar em conjunto com o equipamento biodigestor da fazenda. Sua estrutura é composta por três componentes: o primeiro, o pré-tratamento, reduz a concentração de sulfeto de hidrogênio (H2S), gás nocivo que pode ser gerado durante a decomposição da matéria orgânica. A próxima etapa é a purificação, na qual o gás pré-tratado é comprimido e passado por módulos de membranas, que separam dióxido de carbono e metano. O gás resultante desse processo, o biometano, é direcionado para a terceira parte da estrutura, o abastecimento de combustível, que consiste em cilindros de armazenamento e um dispenser para transferência do combustível para veículos movidos a gás.

A solução tem capacidade para processar até 50 e 100 metros cúbicos de biogás por hora, gerando aproximadamente 30 e 60 metros cúbicos de biometano, que podem abastecer entre 3 a 10 tratores por dia dependendo das atividades. A estação de biometano foi desenvolvida no Brasil com base na experiência do Grupo Air Liquide de mais de 30 anos no desenvolvimento de tecnologias para purificação de biogás, com projetos e instalações ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos e Europa.

Caio Mogyca, Diretor de Desenvolvimento de Negócios – América do Sul. “Desenvolvemos e disponibilizamos uma solução sustentável para propriedades rurais, garantindo autonomia na produção de combustível sustentável a partir de resíduos orgânicos processados de forma ambientalmente correta. Estamos globalmente comprometidos em fornecer soluções que sejam ao mesmo tempo seguras, confiáveis e econômicas e atendam às necessidades de nossos clientes em todas as áreas em que operamos”.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário