segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agronegócio

Exportação de ovos in natura é a menor em quase 15 anos

Tags: avicultor, avilcultura, CEPEA, ovos

Os embarques de ovos in natura, que já estavam em baixos patamares, tiveram novo recuo em setembro, registrando o menor volume desde maio de 2006, conforme dados da Secex compilados pelo Cepea. Vale lembrar que, em outros momentos, as exportações já foram a alternativa do setor para escoar parte da produção, enquanto neste ano, a drástica redução dos embarques reforça o cenário de oferta elevada, que vem pressionando as cotações internas desde maio.

Em setembro, o Brasil exportou 50,1 toneladas de ovos in natura, volume 27,4% abaixo do registrado em agosto e ainda 63,3% menor que a quantidade embarcada em setembro de 2019. No mercado interno, levantamento do Cepea junto a colaboradores do setor de ovos mostra que a forte onda de calor entre o fim de setembro e o início de outubro resultou no aumento da mortalidade das poedeiras nas principais regiões produtoras. Esse cenário, ainda de acordo com colaboradores, tende a limitar a produção no curto e médio prazo. As altas temperaturas também reduziram a oferta dos ovos maiores, o que, somado ao incremento na demanda por conta do pagamento dos salários de muitos consumidores no início do mês, alavancou as vendas e consequentemente as cotações.

Preço

Depois de terem atingido patamares recordes em abril, os preços médios dos ovos brancos levantados pelo Cepea caíram nos quatro meses seguintes. Em setembro, contudo, o valor médio se estabilizou frente ao mês anterior, interrompendo, portanto, o movimento de queda. Segundo levantamento do Cepea, nas primeiras semanas de setembro, os valores dos ovos brancos chegaram a subir com certa força, mas se enfraqueceram na segunda metade do mês, pressionados pela oferta acima da demanda. Já nos últimos dias de setembro e neste início de outubro, verifica-se certa retomada das altas nos valores dos ovos brancos em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea.

Fonte: Cepea

Leia também:

https://conexaoagro.com.br/2020/10/12/unifil-produz-fato-raro-na-genetica-jumenta-gerada-em-mula/

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário