sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Exportações de milho em dezembro alcançam maior nível para o mês na série histórica

Tags: clima, exportações, frutas, grãos

As vendas de milho para o mercado externo atingiram recorde para o mês de dezembro. Ao todo foram exportadas 6,41 milhões de toneladas do cereal, melhor desempenho para o período na série histórica, superando, inclusive, dezembro de 2015 com exportações que chegaram a 6,27 milhões de toneladas. É o que mostra a nova edição do boletim AgroConab, publicado na última terça-feira (24), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O elevado ritmo de vendas se repete neste início de ano. Apenas nos 15 primeiros dias úteis de janeiro, os embarques já chegam a 4,2 milhões de toneladas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Boletim registra boas condições de desenvolvimento na safra 2022/2023
As lavouras, em geral, estão evoluindo de forma similar ou acima da média de desenvolvimento na safra 2022/2023, nas principais regiões produtoras do país, segundo o monitoramento dos cultivos de verão realizado pela Conab. O Boletim de Monitoramento Agrícola, publicado na quinta-feira (26), avalia a situação agrometeorológica e o comportamento dos índices de vegetação obtidos a partir de modelos agrometeorológicos e do sensoriamento remoto para mensurar o desenvolvimento das áreas cultivadas em diversos estados produtores.

Tocantins e Minas Gerais passam a integrar Boletim Logístico
A partir desta edição, o Boletim Logístico produzido pela estatal passa a contar com as informações do mercado de frete das principais rotas utilizadas pelos produtores de Tocantins e de Minas Gerais para o escoamento da produção de grãos nos estados. Os dados são coletados a partir de pesquisas efetuadas pelos técnicos da estatal. Em Minas Gerais, a oferta de veículos para transporte de cargas em dezembro foi inferior ao necessário, o que pressionou o valor do frete para cima, seguindo o mesmo movimento observado em novembro. Já em Tocantins, houve queda de 8% nos preços em relação ao mês anterior, motivados pela baixa procura dos serviços.

Técnicos realizam pesquisa para atualização dos dados da safra de grãos
Técnicos da Companhia estão mais uma vez em campo para coletar dados e atualizar os números da safra brasileira de grãos. Até essa sexta-feira (27), os profissionais percorrem as lavouras para avaliar as perspectivas de produção, área e produtividade e os possíveis efeitos de eventos climáticos nas culturas. Paralelo ao trabalho de levantamento de safra, a Conab realiza o monitoramento objetivo da soja, por meio do mapeamento da área cultivada na região sul realizado pela própria Companhia, e ainda pelo Crop Tour (viagem técnica elaborada por instituições parceiras para visitar in loco as principais áreas produtivas que influenciam no mercado de commodities agrícolas).

Levantamento de café indica produção de 54,94 milhões de sacas em 2023
A primeira estimativa para a safra de café em 2023 aponta para uma produção de 54,94 milhões de sacas de café beneficiado. Mesmo neste ano de bienalidade negativa, a previsão inicial sinaliza uma produção 7,9% superior à colhida em 2022, que fechou em 50,9 milhões de sacas. As informações são do 1º Levantamento da Safra de Café 2023, divulgado pela Conab. Para o café arábica a expectativa de produção neste primeiro levantamento é de 37,43 milhões de sacas, sendo 14,4% superior ao volume obtido em 2022. Quanto ao café conilon a perspectiva de produção total é de 17,51 milhões de sacas do produto beneficiado, 3,8% menor que o volume nacional obtido na safra passada.

Preços de frutas no atacado caem, enquanto batata e tomate sobem
A maior oferta de alguns produtos e a menor demanda por parte dos consumidores influenciaram no movimento de queda nos preços praticados para banana, laranja, mamão e melancia, como revela o 1º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). Por outro lado, o documento, divulgado pela Companhia, revela que a transição de safras está entre os principais fatores que influenciaram na alta das cotações no último mês de batata e tomate nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas.

Sisal Bahia: Saiba como acessar operações de Aquisições do Governo Federal (AGF)
Os produtores de sisal da Bahia podem acessar as operações de Aquisições do Governo Federal (AGF) realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estão previstas subvenções para até 3 mil toneladas do produto. A AGF é um dos instrumentos previstos na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e tem como objetivo apoiar produtores rurais, agricultores familiares e suas cooperativas por meio da aquisição de produtos quando o preço de mercado se apresenta inferior ao preço mínimo estabelecido para a safra vigente. A Conab preparou um passo a passo para auxiliar os interessados em acessar o benefício.

SANTA CATARINA – Trabalho de campo possibilita mapeamento da soja
A partir do dia 30 de janeiro, técnicos da Conab percorrem as lavouras das regiões produtoras de Santa Catarina para iniciar os trabalhos de mapeamento de soja no estado. O trabalho de campo tem como objetivo localizar in loco as áreas cultivadas com a oleaginosa, além de coletar informações de outros cultivos, sobre o desenvolvimento e o progresso da safra do grão no estado. A ação visa aprimorar as estimativas de área e o acompanhamento da safra agrícola, com a colaboração do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário