domingo, 15 de setembro de 2024

Destaques

Facebook e Baita Aceleradora abrem seleção de startups do agro

Tags: AgTech, baita aceleradora, facebook, startup

Facebook e a Baita Aceleradora estão com as inscrições abertas para o programa Campo Digital, que irá acelerar 10 startups que desenvolvam soluções digitais para o agronegócio brasileiro, com foco em pequenos e médios produtores agrícolas. Segundo os organizadores, o programa será gratuito para startups de todo o Brasil.

As inscrições foram abertas na última quinta-feira e prosseguem até 18 de outubro. Qualquer startup brasileira que já esteja em fase operacional pode se cadastrar pelo site da Baita Aceleradora. Após o fim das inscrições, as startups participarão de um processo de análise e entrevistas.

As dez melhores soluções focadas na digitalização da agricultura ou que utilizem a tecnologia para melhorar a produtividade, eficiência ou sustentabilidade no campo serão selecionadas e anunciadas em novembro.

O Campo Digital é o primeiro programa do Facebook para fomentar o desenvolvimento de novos negócios com foco na agricultura. “De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, as pequenas propriedades geram 67% dos empregos no setor agropecuário e produzem 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Vemos uma oportunidade para fomentar a inovação digital nesse setor tão vital da economia brasileira. Uma pesquisa do McKinsey de maio deste ano mostrou que apenas um terço dos produtores consideram usar ferramentas on-line para comercializar seus produtos, ou seja, existe um potencial enorme de ganho de eficiência e escala com o uso ferramentas digitais” explica a gerente de políticas públicas do Facebook, Andréa Leal.

Aceleração e mentoria

As startups terão acesso a um programa de aceleração on-line e mentoria da Baita com duração de quatro meses. Ao longo do programa, elas terão ajuda na definição de metas e avaliação do modelo de negócio, palestras, workshops e networking com profissionais do agronegócio. Além da mentoria de profissionais do Facebook e Baita, as startups também contarão com a capacitação técnica de especialistas da Esalqtec e Inova/Unicamp, instituições reconhecidas nacionalmente pela formação de profissionais e startups do agronegócio, da Embrapa Informática Agropecuária e Instituto de Pesquisas Eldorado, que trazem um conhecimento profundo de tecnologias digitais para o agronegócio.

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai suportar os processos de seleção e aceleração do programa, refinando a seleção de startups para que elas tragam soluções a problemas concretos dos produtores das diversas regiões do Brasil.

Além dos parceiros especializados, o programa contará com a mentoria de startups e empresas de sucesso que já vivem o desafio de atuar com o pequeno e médio agricultor. Nosso objetivo no programa Campo Digital é colocar o pequeno e o médio produtor como foco das soluções e atender a este segmento de mercado nos desafios de toda a cadeia agro – do insumo ao consumo. Usaremos toda experiência da Baita na aceleração de startups agro que, aliada à parceria com o Facebook, permitirá a cada startup potencializar canais já altamente utilizados por estes agricultores no seu dia a dia, como Facebook, Instagram e WhatsApp”, ressalta Rosana Jamal Fernandes, sócia da Baita.”

Acreditamos nesta parceria com o Facebook e a Baita. O nosso objetivo é identificar os principais problemas que impactam o nosso setor e buscar as soluções tecnológicas mais eficazes para o produtor rural. Queremos acompanhar a implantação do Projeto Campo Digital, é uma excelente oportunidade para incentivar os jovens empreendedores a contribuir com os desafios do agronegócio brasileiro”, afirma Matheus Ferreira, coordenador de inovação do Sistema CNA/Senar.

Ao final do programa, em abril de 2021, as startups apresentarão seus projetos e junto com a Baita definirão os próximos passos para oferecerem suas soluções de forma independente. No evento de conclusão do programa, o Demoday, os fundadores das startups aceleradas terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócio para um painel de especialistas e de investidores, que incluem a CNA, o IDB Lab (Laboratório de Inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID), a SP Ventures, Yield Lab e outros fundos de investimento com tese em Agtechs.

Inscrições no programa Campo Digital devem ser feitas neste link.

Fonte: Anprotec e Baita Aceleradora

Leia também:

https://conexaoagro.com.br/2020/09/26/prorrogadas-inscricoes-para-programa-agro-4-0/

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário