quarta-feira, 19 de junho de 2024

Mel

Grande exportadora de mel, Santa Catarina terá política estadual de expansão da apicultura e meliponicultura

Tags: apicultura, exportação, mel, meliponicultura

Grande produtor e exportador de mel, Santa Catarina terá ações especiais para fortalecer a apicultura e meliponicultura. A Política Estadual de Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura (Polimel) e o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Promel) serão executados pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e estão previstos na Lei nº 18.634/2023, sancionada pelo governador Jorginho Mello na última semana.

“A apicultura e a meliponicultura são atividades importantes, que geram renda e riqueza para milhares de produtores rurais de Santa Catarina. Além de ter um papel fundamental na polinização, principalmente na fruticultura. A Secretaria da Agricultura seguirá apoiando o setor produtivo, com programas e projetos para incentivar o uso de tecnologias que possam resultar no aumento da produção”, destaca o secretário da Agricultura Valdir Colatto.

A Política Estadual de Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura (Polimel) tem como principais objetivos o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas, além de estimular a pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitem o trabalho dos produtores.

Já o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Promel) visa à concessão de apoio técnico e financeiro à cadeia produtiva, com a oferta de linhas de crédito especiais para alavancar investimentos no setor. Os projetos já executados pela Secretaria da Agricultura serão incorporados ao Programa.

A lei contempla ainda penalidades contra o descumprimento da legislação sanitária vigente e autoriza a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a suspender a autorização de importação, exportação, comercialização de abelhas e produtos apícolas e da emissão da Guia de Transporte Animal de Abelhas. Além da interdição de apiários ou estabelecimentos.

Apoio aos produtores rurais

Os apicultores e meliponicultores de Santa Catarina já dispõem de linhas de crédito voltadas ao fortalecimento do setor. No Programa Terra Boa 2023, Secretaria da Agricultura apoiará a aquisição de 1.200 kits apicultura.

O kit tem o valor de R$ 2,6 mil, e o produtor terá dois anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros. Caso o produtor opte por adiantar o pagamento da segunda parcela para a mesma data de vencimento da primeira, ele terá um desconto de 60% sobre o valor da segunda parcela. O Terra Boa contempla ainda o fornecimento de abelhas rainhas.

Os apicultores e meliponicultores podem acessar também o Programa Investe Agro – SC, com subvenção de juros de financiamentos bancários, e o Programa Fomento Agro – SC, que oferece linhas de financiamentos sem juros.

Apicultura em SC

Santa Catarina está entre os cinco maiores produtores de mel do Brasil e já recebeu seis premiações internacionais como melhor mel do mundo.

Com mais de 16 mil criadores de abelha, o estado produz cerca de 100 tipos de méis silvestres com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Santa Catarina possui ainda a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem (DO) do Planalto Sul Brasileiro.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário