sábado, 26 de abril de 2025

Eventos

IDR-Paraná fomenta o Turismo Rural e a produção agropecuária na EXPOINGÁ 2023

Tags: agropecuária, expongá, IDR-PR, turismo

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) estará na EXPOINGÁ 2023. Com 12 Unidades Didáticas o Instituto tem como proposta demonstrar o potencial produtivo e turístico da região. AGROMUSEU é o nome do espaço, organizado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), e a Sociedade Rural de Maringá.

O gerente regional do IDR-Paraná, Pedro Cécere Filho, que é o responsável pela organização do espaço, conta que mais de 60 técnicos do IDR-Paraná, entre extensionistas e pesquisadores, estão escalados para receberem os visitantes nesta edição. “A EXPOINGÁ é uma oportunidade para que os servidores do IDR-Paraná possam disseminar informações aos agricultores locais com ênfase nas principais cadeias produtivas da região”, relata Pedro.

Para Carolina Veras, técnica do Instituto e nomeada como prefeita do espaço, o grande diferencial desta edição está no incentivo do Turismo Rural. A finalidade é demonstrar que todas as propriedades podem diversificar a fonte de renda com o Turismo Rural, independente do segmento. “Todos os espaços serão adaptados como se fossem receber turistas, com objetos e arranjos da decoração rural. É uma forma de incentivar os produtores e promover a geração de renda no campo”, afirma Carolina.

Os visitantes também terão acesso às informações sobre os roteiros turísticos do estado. Como a Rota do Queijo, Caminhadas na Natureza, Rota da Uva, além de um espaço de 18m2 destinado, exclusivamente, para exposição e comercialização de artesanatos regionais.

Destaque também para as abelhas que vão ganhar um espaço especial. No formato do estado do Paraná e das logos parceiras serão confeccionados quatro “chalés das abelhas” – estruturas de metal com pedaços de madeiras furadas para que as abelhas possam se reproduzir – que serão Instalados sobre pallets de madeira para mostrar as diferentes espécies existentes. O local conta também com seis canteiros de flores destinados ao pasto destas abelhas e um espaço chamado Vila do Mel com exposição de produtos apícolas e equipamentos para produção do mel.

Relógio do Corpo Humano – Na unidade de Agroecologia e Olericultura, além de estufa adaptada para captação de água pluvial para a irrigação e um espaço com hortas verticais, o visitante vai conhecer o Relógio do Corpo Humano, que é uma mandala com plantas medicinais organizadas de acordo com sua função medicinal e o melhor horário de consumo. Numa visita rápida será possível identificar qual planta é indicada para diferentes tratamentos e em qual horário deve ser ingerida.

Energia solar – Placas solares serão instaladas nesta unidade para fornecer energia que deve abastecer o sistema de irrigação da estufa que fica ao lado e o escritório administrativo do AgroMuseu. As políticas públicas de incentivo à geração de energias renováveis no campo também serão expostas neste espaço. Técnicos do IDR-Paraná vão tirar dúvidas e passar informações sobre o RenovaPR que facilita o acesso do agricultor paranaense à financiamentos para investir em geração própria de energia. Lançado em agosto de 2021, O RenovaPR já investiu mais de R$ 1 bilhão em projetos para instalação de Placas Solares ou para geração de energia através do Biogás/Biometano.

Oficina para produção de queijos artesanais, exposição de produtos da agroindústria regional, de produtos da Ceasa, informações sobre a cultura do café, paisagismo, sistemas diferentes de irrigação e óculos de realidade virtual que mostra como deve ser uma agroindústria de queijos também serão oferecidos nesta edição do AgroMuseu.

Eventos técnicos – Concentrados na segunda semana de feira o IDR-Paraná organizou uma vasta agenda de eventos e oficinas para os visitantes. Entre os eventos está o Encontros de Secretários Municipais de Agricultura que deve contar com a presença do secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara. Para acessar a lista completa dos eventos e oficinas e fazer a inscrição clique AQUI.

A feira – A 49º EXPOINGÁ (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá) acontece de 04 a 14 de maio de 2023 na região noroeste do estado. Com o tema “O Agro Em Movimento” a feira é realizada pela Sociedade Rural de Maringá e vai contar com mais de 1,3 mil expositores. A EXPOINGÁ movimenta cerca de R$ 700 milhões em negócio por ano e recebe em torno de 550 mil visitantes nos 10 dias de evento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário