sexta-feira, 14 de junho de 2024

Defensivos

Inovações na aplicação de defensivos são destaques em minicursos

Tags: AgroBit Brasil, aplicações, defensivos, inovações

Com uma programação voltada para inovações e tecnologias na aplicação de defensivos, a 5ª edição do AgroBIT Brasil 2022, programou dois minicursos direcionados a produtores rurais e profissionais da área do agronegócio. O AgroBIT vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro de 2022, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR), com a realização da Sociedade Rural do Paraná, Sebrae, FB Group-Eventos e AgroValley Londrina. As inscrições podem ser feitas no site https://www.agrobitbrasil.com.
Programados para o último dia do evento (09/09), das 8 às 12 horas, o minicurso Inovações e Tecnologias na Aplicação de Defensivos será ministrado pelo consultor Marcos Nascimbem Ferraz e o minicurso Operador de Drone Agrícola, inclusive com aulas práticas, terá como instrutor o consultor Vicente Cornago.
Marcos Nascimbem Ferraz vai abordar uma tecnologia inovadora de pulverização que está revolucionando a maneira de combater plantas daninhas nas lavouras brasileiras. A pulverização localizada utiliza sensores embarcados no maquinário, os quais identificam e acionam a pulverização em tempo real, de forma instantânea.
“Essa é uma tecnologia que tem ganhado mercado nos últimos anos no Brasil, começou a ter bastante relevância, porque os preços dos agroquímicos estão cada vez mais caros”, explica Ferraz, acrescentando que a tecnologia vem sendo bastante intensificada nos estados da Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtora de grãos.
“Com os sensores é possível identificar onde estão as plantas daninhas e, de forma altamente precisa, pulverizar somente sobre elas, gerando uma economia de defensivos bem grande”, afirma Ferraz, acrescentando que a ideia é mostrar o conceito deste tipo de pulverização e onde essa tecnologia vai chegar nos próximos anos. “Dentro dos custos de produção, a pulverização é o item mais caro, então queremos mostrar as boas práticas agrícolas, os cuidados para não ter desperdícios, fazendo uso da melhor maneira possível dos insumos”, enfatiza.
O minicurso Operador de Drone Agrícola, ministrado pelo consultor Vicente Cornago, vai destacar as principais vantagens do drone no campo, como, a sua capacidade de capturar imagens de alta qualidade e de monitorar diversos aspectos da fazenda. “Os produtores têm se convencido das contribuições que as imagens aéreas oferecem no gerenciamento das propriedades rurais e já planejam a aquisição dos drones como máquinas agrícolas”, afirma Vicente.
Além de realizar mapeamentos, os drones estão sendo cada vez mais inseridos no contexto de aplicação de defensivos agrícolas. “A ideia de utilizar esse equipamento, parte do mesmo princípio da otimização dos recursos, ao permitir a identificação e a aplicação de defensivos em áreas específicas no campo, gastando-se menos insumos para realizar o controle fitossanitário”, analisa.
O curso vai mostrar as aplicações básicas mais utilizadas hoje no agronegócio, como o mapeamento de áreas de fácil ou de difícil acesso; identificação precoce de problemas que atingem a lavoura, como falhas de plantio e pragas como plantas daninhas, e doenças; pulverização mais precisa de insumos agrícolas, que podem ser aplicados somente nas áreas que apresentam algum déficit ou problema; supervisão de grandes áreas num curto espaço de tempo; liberação de cápsulas para controle biológico e ainda questões da regulamentação, registros de voos, entre outros temas.
“Enfim, o uso de drone facilita o monitoramento de todas as etapas da lavoura, desde o plantio até a colheita, permitindo que o agricultor identifique problemas com antecedência para tomadas de decisão e garantir maior assertividade.
SERVIÇO
 
Evento: 5º AgroBIT Brasil 2022
Data: 8 e 9 de novembro de 2022
Local: Parque de Exposições Governador Ney Braga
Inscrições: https://www.agrobitbrasil.com.br/

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário