domingo, 15 de setembro de 2024

Animais

Manejo correto das pastagens fortalece pecuária leiteira

Para fortalecer a pecuária leiteira, com oferta de alimento de qualidade para manter a produção na região de Iretama, na região Centro-Oeste paranaense,  extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR -PR), estão orientando os produtores ao correto manejo das pastagens de inverno.

Entre esses produtores,  Emerson Rodrigues plantou uma pequena área com aveia para observar o seu desenvolvimento. Com a orientação dos extensionistas, passou a contar com uma Unidade de Referência em pastagens que serviu para mostrar aos vizinhos como as aveias IAPAR 61 e IAPAR 126 se comportam na região.

As duas variedades podem suprir a falta de pasto em uma época difícil para os criadores de gado de leite. De acordo com os técnicos, de março a agosto, é comum haver uma queda na produção leiteira. Isso acontece em razão da falta de pastagens de qualidade, cujo desenvolvimento pode ser afetado pelo clima e também porque o uso de espécies inadequadas não garante alimento nesta época do ano.

“Em geral, a maioria das pastagens disponíveis, na nossa região, é composta por espécies de crescimento na estação quente, quando florescem, frutificam e maturam. No fim do verão essas plantas estão com estrutura fibrosa, com mais colmos do que folhas. Elas perdem drasticamente o valor nutritivo”, explicou Jorge Andre Fernandes do IDR-Paraná de Iretama.

Os extensionistas incentivaram o produtor a mudar a estratégia para alimentar o rebanho, como usar pastagens de aveia com sobre semeadura nos piquetes de tifton e jiggs ou apenas a aveia como fonte única de forragem.

O bom desenvolvimento das aveias convenceu Emerson Rodrigues que era uma boa alternativa para alimentar o gado. Em abril deste ano, o produtor cultivou um alqueire com aveia e os resultados estão sendo vistos na sala de ordenha.

“Em apenas dez dias que as vacas começaram a pastorear na aveia, os animais saíram de uma média diária de 13 litros para 16.7 litros por dia. Isso mostra que temos resultados positivos graças à assistência do instituto para orientar a nós produtores”, ressaltou Rodrigues.

Messias Eulampio é outro criador de gado de leite que está adotando a aveia para alimentar o rebanho. Ele conheceu as variedades de inverno durante uma reunião promovida pelos extensionistas no ano passado.

“Fiquei encantado com o resultado, enquanto eu não tinha forragem para os animais, no Emerson tinha pasto sobrando. Então, hoje, estou satisfeito e muito grato por receber assistência do Instituto e quero evoluir mais”, afirmou o produtor.
Jorge André Fernandes lembra que foi feito um planejamento com os produtores assistidos do município, levando em conta a realidade e o sistema de produção de cada um.

“Hoje estamos colhendo o resultado com o aumento da produção por vaca e menor quantidade de utilização de concentrado. Mesmo com essa pandemia, nós do IDR-Paraná estamos sempre orientando nossos produtores, pois o agro não para”, concluiu o extensionista. Ele acrescentou que, atualmente, quatro produtores no município têm áreas com aveia para alimentar o gado leiteiro.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário