quinta-feira, 20 de junho de 2024

Grãos

Mato Grosso acelera colheita de soja e deixa PR e MS para trás

Tags: chuvas, colheita, ms, mt

A colheita da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (16) a 25% da área cultivada no Brasil, contra 17% uma semana antes e 33% no mesmo período do ano passado. Os trabalhos avançaram rapidamente em Mato Grosso, mas seguiram muito lentos no Paraná e em Mato Grosso do Sul, onde problemas de qualidade podem começar a surgir caso as chuvas continuem constantes.

Plantio da safrinha chega a 40%; oeste do PR inspira cuidado
A safrinha 2023 de milho estava plantada em 40% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (16), contra 24% uma semana antes e 53% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. O avanço da semana foi puxado, mais uma vez, por Mato Grosso e Goiás, enquanto Paraná e Mato Grosso do Sul ampliaram o atraso. No oeste do Paraná, onde o atraso é muito significativo, existe preocupação com a janela de plantio, que já se encerra em 28 de fevereiro.

Milho verão
A colheita do milho verão 2022/23, por fim, atingiu na quinta-feira (16) 19% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 14% na semana precedente e 29% um ano atrás.

Mercado

O mercado da soja em Mato Grosso vem se firmando na perspectiva de aumento de produtividade para a safra de 22/23, já que a comercialização para a temporada alcançou 45,15% da produção, demonstrando uma elevação de 4,47 p.p. na avaliação mensal. Contudo, as vendas vêm ocorrendo num ritmo lento, considerado um dos mais frios dos últimos cinco anos.

No que refere ao preço médio, a oleaginosa tem se mantido em cerca de R$ 149,53/sc, o que representa um recuo mensal de 0,87%, isso se deve à elevada oferta de soja no mercado, já que a produção vem sendo considerada recorde nesta safra. Quanto à próxima safra, a negociação da soja avançou 1,76 p.p. no mês de janeiro deste ano, alcançando 2,84% da produção.

O perfil do produtor está mais cauteloso, tendendo a esperar melhores preços, o que resulta na comercialização 11,19 p.p. abaixo do que se observou no mesmo período em 2022 e 5,98 p.p. menor do que observado nos últimos cinco anos.

Fonte: Com Agências

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário