sábado, 14 de setembro de 2024

Agroecologia

Morre no Paraná Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto no Brasil

Tags: herbert Bartz, pioneiro do plantio direto, revolucionário

 

O produtor rural Herbert Bartz, de 83 anos, considerado precursor do plantio direto na palha, no Brasil, faleceu na madrugada desta sexta-feira (29), em Rolândia (Paraná), onde morava com a familia. As causas da morte teriam sido uma pneumonia.

Nascido em Santa Catarina, Bartz deixa um legado importante para agricultura brasileira.  Ficou conhecido como o pioneiro da introdução do sistema de plantio direto aqui no Brasil, revolucionando a agricultura brasileira e mundial.

A história de Bartz é inspiradora, apesar da infância marcada pela fome. Toda sua infância foi na Alemanha, onde passou fome por conta dos horrores da Segunda Guerra, fato que ele relatou em várias entrevitas e também em sua biografia escrita pelo jornalista Wilhan Santin.

As dificuldades vividas na Alemanha fez com que Bartz passasse a sonhar um dia em poder produzir alimentos de qualidade em abundância, com sustentabilidade.  Com muita dedicação e vontade de vencer, o sonho de Bartz foi se transformando em realidade logo que retornou ao Brasil, mais precisamente na região de Rolândia, onde tinha uma propriedade rural e vivia com a família.  Ele deixa a esposa Luíza, a filha Marie e o filho Johann Bartz.

Considerado uma revolução, o  sistema de plantio direto tem como objetivo revolver o menos possível o solo, e manter ao máximo os resíduos das culturas anteriores (restos culturais como palhas), deixando assim o solo protegido e menos suscetível à erosão. Com a técnica, é possível armazenar água no solo, já que o clima é um dos principais desafios para a cultura da soja na região.

A Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (Febrapdp) lamentou em seu site o falecimento de Bartz. “Hoje o dia iniciou com uma triste notícia, a perda de um grande amigo e produtor rural Hebert Bartz  – O pai do Plantio Direto na América do Sul, diretor e um dos fundadores da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação. Seu legado por uma agricultura melhor e mais sustentável no Brasil e no mundo todo será preservado nas ações e no coração de todos que difundem e praticam o Sistema Plantio Direto”.

Autoridades  políticas também se pronuciaram nas redes sociais lamentando a  morte de Bartz. O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara,  disse que ” a contribuição de Herbert Bartz para a agricultura brasileira e, particularmente, para a paranaense, é inestimável. Seu pioneirismo no plantio direto fará com que o sonho de produzir alimentos em abundância e qualidade, que ele transformou em realidade, continue se concretizando por muitos e muitos anos”.

Também se manifestou nas redes sociais o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi.  “Tive oportunidade de conhecer suas experiências em campo. Herbert foi o pioneiro da introdução desse sistema aqui no Brasil e revolucionou a agricultura brasileira e mundial. Ele deixa um verdadeiro legado para o agronegócio.

O velório será realizado amanhã, dia 30/01 das 7 às 11 horas, na Capela Mortuária Bom Pastor

 

Leia também: 

Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda de Goiás

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário