quinta-feira, 24 de abril de 2025

Notícias

Nota fiscal eletrônica preocupa produtores e pode ser prorrogada

Tags: eletrônica, nota fiscal, prorrogação

Produtores rurais de todo o Paraná estão preocupados com a obrigatoriedade de emissão eletrônica da Nota Fiscal de Produtor, a partir de 1º de julho de 2023, por determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para todos os estados do Brasil. Há o receio de prejuízos para agricultores e pecuaristas, principalmente os familiares e os pequenos, por não terem condições de se adaptar ao novo sistema em tão pouco tempo.

Se mantida a data de 1º de julho, em menos de quatro meses as prefeituras não poderão mais emitir os blocos ou documentos avulsos de Nota Fiscal de Produtor. Sem a nota, a produção agropecuária ficará sujeita a diversas situações de risco, como a apreensão pelos agentes de fiscalização ou a impossibilidade de venda no atacado e no varejo, por falta de comprovação de regularidade fiscal na hora de entregar mercadorias no comércio.

Diante do problema, o deputado estadual Tercilio Turini enviou requerimento ao secretário de Fazendo do Estado Renê de Oliveira Garcia pedindo a prorrogação da exigência da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica e também informações sobre como está a implantação do novo sistema no Paraná. O documento aprovado na Assembleia Legislativa tem apoio dos deputados Requião Filho e Denian Couto.

Tercilio Turini pede esclarecimentos sobre o percentual de utilização do sistema eletrônico pelos produtores rurais paranaenses e se a Secretaria de Fazenda tem avaliação sobre o acesso à internet na zona rural em todas as regiões do Paraná, para assegurar que produtores possam aderir ao sistema eletrônico. “Sabemos que é inevitável o uso cada vez maior de tecnologia em todas as atividades econômicos e também na produção rural. Mas é fundamental neste momento analisar bem a situação e evitar prejuízos aos produtores” – argumentam os deputados.

A sugestão é que a Secretaria de Fazenda estabeleça a data de 1º de julho de 2023 como um marco para a adoção gradual da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica no Paraná, definindo novo prazo para o sistema estar efetivamente implantado. “É urgente iniciar uma mobilização envolvendo Poder Público e representantes do segmento agropecuário, numa grande campanha para conscientizar os produtores, orientá-los e garantir condições de adotar o sistema sem riscos”, ressalta Tercilio Turini.

Informações apontam que em Santa Catarina, estado com território menor do que o do Paraná e onde a Nota Fiscal Eletrônica foi adotada em julho de 2016, o índice de utilização do sistema eletrônico ficou em cerca de 50% em 2022 – depois de sete anos que o sistema começou a ser utilizado.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário