quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Agricultura Familiar, Agricultura Orgânica
20ª Jornada de Agroecologia é marcada por variedade de produtos
27/11/2023
Evento contou com várias ações e uma diversidade de mais de mil itens in natura e processos, além de uma variedade de sementes crioulas
Por: Redação
jornada agroecológica -orgânicos - produtores familiares - conexão agro
Os cinco dias de evento envolveram mais de 300 expositores e feirantes
Divulgação
Tags: agricultura familiar, agricultura orgânicos, Jornada Agrecológica

A 20ª Jornada de Agroecologia que terminou dia 26, foi marcada por diversos debates acerca de saídas para a crise ambiental. O evento contou com várias ações como a Feira Agroecológica, Culinária da Terra, Túnel do Tempo, Conferências, Rodas de Conversa, Seminários, Oficinas, distribuição de sementes e diversos shows.

Quem andou pela Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular pode ver de perto e levar para casa uma grande diversidade de alimentos saudáveis e itens da economia solidária. A variedade expressa a riqueza da produção agroecológica em todo o Paraná: foram mais de 900 itens in natura e processados, 560 variedades de sementes crioulas.

A consumidora de produtos orgânicos, Ana de Castro, esteve pela primeira vez na Jornada e gostou muito. “Eu estou admirada. É uma grande variedade de produtos. Todos deveriam prestigiar e participar porque é possível se alimentar com produtos saudáveis, de boa qualidade e livre de resíduos químicos e com preço acessível”.

Os cinco dias de evento envolveram mais de 300 expositores e feirantes. Os sabores da agroecologia também estavam presentes no espaço Culinária da Terra, que serviu mais de 30 variedades de pratos e quitutes.

A produtora Isabelle Lecheta, de Tijucas do Sul-PR, reforçou a troca de experiências com outros agricultores. "Foi um privilégio participar da Jornada, trocar experiências com parceiros, conhecer outros trabalhos exemplares e acima de tudo poder estar conscientizando a população sobre um consumo consciente, justo com o meio ambiente e indispensável para conquistarmos uma sociedade próspera, longeva e saudável, sem exaurir nossos recursos naturais".

Reflexão e Trocas de experiências - Centenas de pessoas estiveram presentes nas mais de 30 conferências, rodas de conversas, seminários e oficinas. Para essas atividades, o evento contou com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que cederam salas para a realização das formações, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Estação de Pesquisa e Extensão em Agroecologia do IDR-Paraná realizou cinco oficinas e, em seu estande na feira, distribuiu diversas sementes. Para Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, a participação do IDR-Paraná na 20ª Jornada de Agroecologia foi muito importante. “Distribuímos mais de 15 variedades de sementes entre milho, feijão, trigo, arroz, além de outras sementes de adubação verde, como o nabo forrageiro, ervilha forrageira, trigo mourisco, entre outras”.

Segundo Darolt, a presença da Estação de Pesquisa na Jornada é fundamental porque leva a imagem da extensão e da pesquisa diretamente para os produtores e produtoras que que estão trabalhando com a agroecologia. “A agroecologia tem crescido muito nos últimos anos e hoje ela tem sido um modelo não só de produção sustentável, mas também uma nova forma de fazer ciência, que envolve não só a agricultura, a alimentação, mas o meio ambiente e a educação”.

Vários extensionistas participaram da Jornada, fazendo diferentes oficinas, além da distribuição de uma série de materiais informativos de diferentes temas que envolvem a agroecologia. “Pudemos entregar conhecimento para os produtores e consumidores. Seja o tema de sementes, compostagem, o uso de florais na produção animal orgânica, plantas medicinais, aromáticas, criação de bovinos em manejo agroecológico, como a compostagem com minhocário vertical”, finalizou Darolt.

A Jornada de Agroecologia é realizada desde 2002, de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. O objetivo central é fomentar a agroecologia e mostrar ao grande público urbano os frutos e a viabilidade deste modo de produção de alimentos, baseado no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida para quem produz e quem consome.

Neste ano, a edição contou com A atividade tem patrocínio Itaipu Binacional, Conselho Nacional Sesi, Fundação Banco do Brasil e Governo Federal, com apoio da Agroecology Fund, Secretaria de Agroecologia e Abastecimento, Incra, Conab, Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Governo Federal.

Fonte: IDR-PR

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário