quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Cursos, Oportunidades
Formando especialistas da raça: ABCCA promove VII Curso de Juízes do Cavalo Árabe
25/10/2023
Curso reuniu 28 participantes, entre eles três chilenos, em dois dias de aprendizado em Araçoiaba da Serra (SP)
Por: Redação
curso juízes cavalo arábe - equinos - equestre - conexão agro
Curso atraiu uma variada gama de participantes, incluindo criadores do cavalo Árabe e técnicos, como agrônomos e médicos veterinários
Divulgação/ABCCA
Tags: ABCCA, criadores de cavalo arábe, curso de juízes cavalo arábe

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) promoveu com sucesso o VII Curso de Juízes do Cavalo Árabe. O evento, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro na Universidade do Cavalo (UC) e no Marco Zero, em Araçoiaba da Serra (SP), reuniu 28 alunos, entre eles três participantes chilenos. Um deles, o presidente da associação chilena do cavalo Árabe, viajou até o Brasil em busca de aprofundar seus conhecimentos sobre a raça.

O curso atraiu uma variada gama de participantes, incluindo criadores do cavalo Árabe e técnicos, como agrônomos e médicos veterinários. O programa, aberto ao público em geral, desde que os inscritos possuíssem notório saber sobre o cavalo Árabe, é o primeiro passo no processo de formação de juízes da raça, um processo que pode levar cerca de um ano e meio para ser concluído.

O primeiro dia do curso concentrou-se em temas de "Morfologia e Aprumos", com o Dr. Aluísio Marins, veterinário da UC, atuando como palestrante. Na tarde desse mesmo dia, os tópicos explorados foram "Conformação do Cavalo Árabe" e "Métodos e Técnicas de Julgamento", ministrados pelos juízes internacionais do cavalo Árabe, Reinaldo da Rocha Leão e Luiz Antônio Moreira Rocco.

Reinaldo da Rocha Leão, com 36 anos de experiência em julgamentos do cavalo Árabe, explicou sobre as técnicas de julgamento, enfatizando o cavalo árabe ideal, as características que devem ser avaliadas, como tipo, conformação e movimento, além de métodos de julgamento, que podem ser baseados em pontos ou comparação. Já o segundo dia do curso incluiu a realização de provas teóricas e práticas.

"Para se tornar um juiz do cavalo Árabe, o processo envolve a aprovação no curso teórico e prático, além do acompanhamento de juízes oficiais em três exposições como aprendiz. Posteriormente, os resultados deste aprendiz passam por uma avaliação da comissão, um procedimento que pode se estender ao longo de aproximadamente um ano e meio antes que alguém alcance o status de juiz do cavalo Árabe”, explica Leão.

Reinaldo da Rocha Leão destacou a importância do papel do juiz em uma exposição de halter, ressaltando que o juiz deve manter o respeito de todas as pessoas presentes. Por fim, ele aconselhou: "Aqueles que aspiram a fazer uma carreira como juiz internacional e serem convidados para julgar exposições em outros países devem se destacar em suas atuações aqui no Brasil, atraindo a atenção do cenário internacional. É crucial acompanhar de perto o maior número possível de exposições, mesmo que isso envolva custos e demande tempo. A dedicação aprimora as habilidades e amplia as oportunidades. No entanto, para aqueles que não têm disponibilidade de tempo, é possível acompanhar exposições estrangeiras pela internet, o que proporciona um valioso treinamento mesmo sem a presença física em todos os eventos", concluiu.

O VII Curso de Juízes do Cavalo Árabe da ABCCA reforça o compromisso de formar juízes especializados e de qualidade, fundamentais para a promoção e avaliação do plantel nacional da raça, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário