segunda-feira, 21 de abril de 2025

Bioinsumos, Inovação
Inoculante melhora a nutrição e aumenta a produtividade de pastagens  
17/03/2025
Além de incrementar a produção de biomassa, tecnologia incrementa a absorção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) pelas forragens
Por: Redação
inoculante multifuncional embrapa soja pastagem conexão agro
 Pastagens com braquiárias podem ter aumento médio de 22% na produtividade  
Foto: Ronaldo Rosa/Arquivo Embrapa
Tags: inoculante para pastagem

É possível aumentar, em média, em 22% a produtividade das pastagens com braquiárias utilizando um bioinsumo que associa dois microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens). Esta tecnologia será apresentada pelo pesquisador Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja, na Dinapec, feira que ocorrerá de 24 a 26 de março, em Campo Grande (MS). De acordo com Nogueira, além de incrementar a produção de biomassa, essa tecnologia incrementa a absorção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) pelas forragens.

Em uma parceria público-privada entre a Embrapa e a empresa Biotrop, foi desenvolvido um inoculante com esses microrganismos multifuncionais. O bioinsumo é composto de um kit com três produtos: Biopasto PK (contendo a cepa CNPSo 2719 de Pseudomonas fluorescens); PASTOMAX N (contendo as cepas CNPSo 2083 e CNPSo 2084 de Azospirillum brasilense) e Biopasto Protege, um aditivo protetor, visando a proteção das bactérias contra dessecação e raios solares no momento da aplicação.

Nogueira explica que, no caso da bactéria Azospirillum brasilense, os principais processos envolvidos são a síntese de fitormônios, promovendo o crescimento das raízes em até três vezes; e, embora modesta, a fixação biológica do nitrogênio. “A inoculação com essas bactérias via sementes ou via foliar em pastagens estabelecidas resultou, além do incremento na biomassa, em aumento médio de 13% na concentração de N e de 10% na de K”, detalha o pesquisador. Além disso, Nogueira ressalta que as Pseudomonas contribuem com um conjunto de processos no solo e na planta que também resultam em melhor nutrição e aproveitamento de nutrientes. Nesse caso, a inoculação via sementes ou foliar aumentou em 11% o teor de potássio (K) e em 30% o de fósforo (P). “Gostaria de destacar que o desenvolvimento da tecnologia procurou viabilizar o sinergismo entre os microrganismos e permite a aplicação tanto na fase de estabelecimento de pastagens, quanto em pastagens já estabelecidas. Portanto, é uma conquista para atender também a uma demanda dos produtores que precisam melhorar as pastagens já estabelecidas”, enfatiza.

Recuperação de pastagens - No Brasil, 180 milhões de hectares são ocupados por pastagens, sendo 120 milhões com pastagens cultivadas, 86 milhões com braquiárias. De acordo com levantamento da Embrapa, cerca de 70% das pastagens brasileiras encontram-se em algum estágio de degradação, produzindo abaixo de seu potencial. “Portanto, é possível usar o potencial dos microrganismos para incrementar a eficiência de uso dos fertilizantes aplicados nas pastagens”, destaca Nogueira. Como uma grande contribuição dessas bactérias ocorre pela promoção do crescimento das raízes, as plantas absorvem mais água e nutrientes, aproveitando melhor os fertilizantes. “Hoje o Brasil importa, aproximadamente, 80% do N-P-K que consome, de modo que o aumento na eficiência de uso dos fertilizantes promove grande impacto positivo, não apenas econômico, mas também ambiental, pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa”, conclui o pesquisador.

Dinapec - A Dinapec é uma feira tecnológica bienal, realizada pela Embrapa, Famasul e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em uma área de 30 hectares.

Ronaldo Rosa/Arquivo Embrapa

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário