sábado, 18 de maio de 2024

Agropecuária
Rações inovadoras e tecnológicas apoiam crescimento do rebanho equino no Brasil
11/05/2024
Rações inovadoras e tecnológicas apoiam crescimento do rebanho equino no Brasil
Por: Redação
rações nutrição animal - conexão agro
Setor de rações movimenta R$ 30 bilhões e gera mais de 3 milhões de empregos
Divulgaçãpo

Com rebanho de 5,8 milhões de cavalos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é hoje o quarto maior mercado mundial de equinos. O setor movimenta R$ 30 bilhões e gera mais de 3 milhões de empregos, conforme estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ). Além disso, as associações das principais raças vêm registrando um expressivo aumento no número de novos criadores. “Essa forte expansão da equideocultura é suportada por uma grande e constante evolução nas rações para cavalos, fruto de investimentos em pesquisa científica e desenvolvimento de produtos inovadores e altamente tecnológicos”, destaca o zootecnista Sigismundo Fassbender, gerente de produtos de equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal. Pioneira e líder de mercado no segmento, a empresa completa 50 anos em 2024.
.
De acordo com o especialista, há 30 anos as rações para equinos eram basicamente compostas por fontes de carboidrato e baixas concentrações de fibra. “Com a evolução genética das raças e das provas, os animais passaram a precisar de maior densidade energética, o que resultou na adição de óleos vegetais para reduzir os riscos gastrointestinais”, aponta. Na última década, houve grandes mudanças na nutrição para equinos. A Guabi foi responsável pela introdução de fontes de superfibras nas rações no mercado brasileiro, tornando os alimentos mais saudáveis aos cavalos. “Hoje, a grande tendência no mercado da equideocultura são dietas com baixa concentração de amido. É muito gratificante saber que a empresa foi pioneira em trazer essa novidade, antecipando as tendências de mercado e adequando os produtos às necessidades dos cavalos”, revela Fassbender.

O gerente da Guabi enfatiza que o principal cuidado com a nutrição é a dieta específica para cada categoria e fase do animal - como potro, animal em manutenção, égua em gestação, égua parida, cavalo de alta performance e cavalo idoso. “Parece óbvio, mas muitos criadores hoje ainda não têm um planejamento estratégico nutricional adequado. Há um grande número de novos adeptos na atividade e é fundamental que conheçam as necessidades e particularidades na criação de cavalos”, constata. “Quando se usa o programa nutricional adequado, há menor incidência de cólicas e doenças metabólicas, com maior eficiência para contribuir para que os animais expressem o melhor potencial genético e atinjam o padrão da raça, como altura e peso”, pontua o zootecnista. Interessados neste planejamento específico podem fazer contato com a equipe técnica da Guabi pelo site guabiequinos.com.br

DNA inovador

Inovação e tecnologia estão no DNA da Guabi, conhecida no mercado por seu pioneirismo no desenvolvimento de produtos avançados para melhorar o desempenho e promover o bem-estar dos equinos, sempre com respaldo de pesquisas científicas. Foi a primeira empresa do país a lançar diversos produtos, entre eles: ração com milho laminado, ração extrusada para equinos, produto específico para auxiliar no controle de diarreia em potros (uma das principais causas de mortalidade), ração específica para combater possíveis contaminações por micotoxinas (desafio frequente em pastagens e alimentos armazenados), produto com feno de alfafa, produto com altas concentrações de polpa de beterraba (que auxilia na hidratação e é enriquecido com betacaroteno, para auxiliar na fertilidade de garanhões e matrizes), além de produto proteico-energético com prebiótico e probiótico.

As principais tecnologias presentes nas rações da Guabi são prebióticos, probióticos, adsorventes de micotoxinas, antioxidantes e minerais orgânicos. A Guabi também é a única empresa brasileira a incluir 100% de microminerais orgânicos em toda a linha de equinos, o que favorece a absorção de nutrientes e aproveitamento pelos animais. Hoje, a empresa oferece aos criadores de equinos uma linha completa de rações para todas as raças e diversas finalidades e foi eleita pelos produtores como a preferida na categoria ração de equinos pela Top List 2023.

Entre os benefícios do uso das rações da Guabi para cavalos, o especialista cita: ganhos zootécnicos, aumento de produtividade, melhora nos índices reprodutivos, menores taxas de mortalidade de potros, menores taxas de desenvolvimento de doenças ortopédicas, melhora nos resultados de provas e no desempenho do trabalho em campo, “mas o principal é a saúde e bem-estar dos animais”. Os produtos da Guabi também são referência para animais de alto rendimento e os resultados são comprovados através do grande número de equinos que são premiados em competições. “O segredo das premiações é a combinação entre dieta adequada e manejo pensado de acordo com o ambiente da criação”, afirma Fassbender.

Em comemoração aos 50 anos, a empresa prepara para o primeiro semestre de 2024 o relançamento da Nutriequi, produto para equinos que mais vendeu na história da Guabi, com nova formulação. O produto será comercializado apenas para varejo (cavalos de manutenção e trabalho leve), contém minerais orgânicos, que resultam no melhor aproveitamento e absorção de vitaminas e aminoácidos pelos animais. “Mais novidades para cavalos virão ainda neste ano”, adianta o gerente.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Rotação de cultura -Conexão Agro
Coluna 192 - Rotação de cultura
Rotação de cultura traz benefícios ambientais e econômicos, mas requer planejamento de médio e longo prazo. Confira reportagem na coluna “Conexão Agro” na UEL FM.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário