quarta-feira, 21 de maio de 2025

Agropecuária, Soja
Tecnologia apresentada na Agrotins ajuda no monitoramento da safra e do pós-colheita
15/05/2025
Motomco está com estande na maior feira do agronegócio do Tocantins, lançando o Connect
Por: Redação
Agrotins connect Motomco grãos umidade conexao agro
Grãos colhidos com umidade acima do ideal traz prejuízos ao produtor
Divulgação
Tags: tecnologia Agrotins

A Motomco marcará presença com estande na Agrotins 2025, a maior feira do agronegócio do Tocantins, que começa nesta terça-feira (13) e vai até sábado (dia 17), em Palmas. Durante o evento, a empresa apresentará suas soluções em medição de umidade e qualidade de grãos – tecnologias essenciais para garantir precisão na colheita e eficiência no armazenamento.

A Agrotins é considerada estratégica para o Tocantins, estado que deve colher mais de 5 milhões de toneladas de soja na safra 2024/2025, um aumento de 10% em relação ao ciclo anterior, conforme boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento é impulsionado pela expansão da área cultivada, melhorias no manejo das lavouras e condições climáticas favoráveis – fatores que reforçam o papel do estado como um dos principais polos produtores do cerrado brasileiro.

Para o supervisor da  Cooperativa Agroindustrial do Tocantins Coapa, José de Arimateia Coelho dos Santos Filho, a safra foi excelente, com cerca de 90% dos grãos classificados dentro dos padrões exigidos. “O tempo ajudou, com chuvas ocorrendo, na maioria das vezes, no momento ideal. A estiagem também foi dentro da normalidade, então não tivemos problemas com a umidade, que é um fator importante. A missão agora é cuidar bem da armazenagem para garantir um bom resultado final. O pós-colheita é bastante importante”, destaca José de Arimateia. Ele reforça que manter os grãos dentro dos padrões do mercado depende diretamente de um monitoramento eficaz da umidade, tanto na colheita quanto no armazenamento.

Um dos destaques da Motomco nesta edição da Agrotins é o lançamento do Connect, novo medidor de umidade indicado para diversas culturas. Portátil, automático e de alta precisão, o equipamento oferece resultados rápidos e confiáveis em poucos segundos. Com essa inovação, a empresa reforça seu compromisso com a qualidade em toda a cadeia produtiva – da colheita ao armazenamento. “A medição precisa da umidade é essencial para evitar perdas, garantir a sanidade dos grãos e agregar valor ao produto final”, afirma o engenheiro agrônomo da Motomco, Roney Smolareck.

Ele explica que para preservar a qualidade da soja e ter maior rentabilidade, a recomendação é realizar uma colheita com umidade dos grãos entre 13% e 14%. "Quando o grão é coletado com umidade acima do ideal, o produtor precisa realizar a secagem artificial. Isso gera desconto financeiro, já que o comprador deduz o peso correspondente ao excesso de umidade.

Manoella Rodrigues da Silva, gerente de Marketing da Motomco, avalia o evento como um ponto de encontro entre conhecimento, negócios e inovação para o fortalecimento da agricultura. Ela destaca que a empresa fará demonstrações práticas com o Connect, mostrando suas funcionalidades.

Entre os diferenciais do Motomco Connect está a interface simples, controlada por um aplicativo exclusivo que pode ser instalado no smartphone. A conectividade permite o compartilhamento de dados por diversas plataformas, como WhatsApp, SMS e e-mail. O app também permite selecionar curvas de produtos, visualizar histórico, gerar relatórios e compartilhar dados com agilidade. Outro destaque é a bateria de longa duração, com autonomia de até 20 horas, além do desligamento automático após três minutos de inatividade. A Motomco ainda oferece suporte técnico especializado para garantir o melhor desempenho dos equipamentos.

Sobre a Motomco – Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a Motomco se firmou como referência em medidores de umidade de grãos, atendendo as principais regiões agrícolas do Brasil. De origem canadense, a marca é hoje líder nacional no segmento, reconhecida pela precisão, confiabilidade e constante inovação de seus equipamentos. Saiba mais em: www.motomco.com.br

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria - vencedora do maior prêmio mundial da agricultura
Podcast 226 - Professora da UEL e cientista da Embrapa conquista o Nobel da Agricultura
16/05/2025

A engenheira agrônoma, pesquisadora da Embrapa Soja e professora da Universidade Estadual de Londrina, Mariangela Hungria, é a primeira mulher brasileira a vencer o World Food Prize, principal prêmio  mundial da agricultura. Veja também no podcast Conexão Agro que o Paraná subiu para o segundo lugar no ranking nacional de exportações de milho.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário