segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Destaques

Pesquisadores desenvolvem maçã gala 100% vermelha

Tags: embrapa, maça gala, nova cultivar, pesquisa

Uma maçã vermelha com casca 100%, essa é a Purple Gala , novo clone de macieira que está sendo avaliado em mercados especiais pela Embrapa em colaboração com o Jardim dos Clones, empresa parceira no desenvolvimento da cultivar. “Essa fase de aprovação prévia ao lançamento do novo clone, que avaliar é melhor a aceitação pelo novo clone”, pontua uma fase de aprovação prévia ao lançamento do novo clone, que avaliará melhor a importância pelo reconhecimento”, Paulo Ricardo Oliveira, pesquisador da área de diagnóstico genético da Embrapa Uva e Vinho (RS).

A BRS Gala JVZ64, cujo fruto será apresentado comercialmente como Purple Gala , é a primeira cultivar brasileira do grupo Gala do tipo “ full color ”. “Ela excepcional é uma mudança natural que tem como características boas, e acres de maçãs todas as frutas de gala. Trata-se de um vermelho intenso, com recobrimento compacto da epiderme dos frutos, com uma distribuição uniforme da distinção superficial e sem estrias, característica que é uma tendência mundial em termos de diferencial organoléptico [efeito sobre os órgãos dos sentidos] e de preferência aprende”, destaca o melhorista.

“A Purple é o sonho dos consumidores brasileiros que ‘compraram com os olhos’ e sempre buscar uma fruta toda vermelha”, comenta Valdir Andrade, gerente comercial do Castelo, empresa responsável pela comercialização durante a fase de validação. Esses lotes de variedades de referência na safra 2 21/202 oriundas de são produzidos em São Mares de são agronômica0 resultantes agronômica0 em Vacaria (RS resultado de um dos principais produtores da safra no Brasil).

Andrade que a Purple Gala está alcançando sucesso nos mercados reconhecidos. Desde o primeiro contato dos fornecedores escolhidos, por meio de frutas contratadas, até o fornecimento e comercialização da excelente qualidade, os distribuidores de pontos de venda e têm elogiado a frutas da excelente qualidade.

Brasil entre os dez maiores produtores de maçãs

A mundial de maçãs conta com núcleos de produção de cultivares, com diferentes aromas e sabores. No Brasil, em função de características climáticas, a produção fica entre duas cultivares e seus diferentes clones: a neozesa Gala, e a japonesa Fuji com 35% da produção.

De importador de maçãs, o Brasil tornou-se fornecedor internacional. Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), em 2020 o Brasil foi o 15 0 maior produtor, com 1,09% da produção mundial. Foram informados938 mil toneladas. Além do mercado nacional, os principais destinos da maçã brasileira foram Rússia, Bangladesh e Índia.

Além das cultivares estrangeiras e do desenvolvimento de novos por meio de programas de melhoramento genético, a busca por novas alternativas para o setor produtivo conta com uma identificação e pode selecionar de materiais naturais promissórias, que trazem alternativas diferentes aos produtores.

“Devido ao volume disponível para ação, foram selecionados clientes premium em diferentes pontos de venda das Centrais de Abastecimento (Ceasa) no Nordeste, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Se tivéssemos uma maior quantidade de Purple Gala, teríamos ampliado o mercado. Registramos um valor por caixa superior em 10% quando comparados aos clones tradicionais, devido à apresentação da nova maçã”, avalia Andrade.

Atuante na área desde o fim de 1980, Andrade vê grande potencial na nova maçã, especialmente por ser a primeira cultivar gala totalmente vermelha, ou full color , que está dando certo em solo brasileiro. Para ele, frutos como a Purple Gala serão o futuro da pomicultura. “É uma maçã que chama a atenção. Todos querem comprar. Ela vende rápido e por um preço 10% superior em relação às cultivares disponíveis no mercado brasileiro hoje. Com certeza será uma ótima opção para abastecer o mercado interno e alavancar as exportações”, pondera.

Outro aspecto muito importante é que, na safra 2021/2022, a falta de chuva e o excesso de calor influenciam diretamente na “deficiência de cor” das maçãs, fato que não aconteceu com a Purple Gala. “Ao longo das quatro safras que estou produzindo acompanhando a cultivar, ela segue da avaliação agronômica estável com a condução da família , lado responsável pela área de produtor, responsável e validação do novo clone, que forneceu uma fruta para avaliação no mercado.

A Purple Gala também chama a atenção pela qualidade e homogeneidade no tamanho da fruta, o que lhe rendeu a classificação de CAT 1, a categoria mais valorizada. É o que relata Diego Zamban, da empresa Agroban, responsável pela classificação e embalagem das frutas em validação. “Cerca de 90% da Purple Gala foi classificada como CAT 1, enquanto que o mais comum das galas brasileiras é de 55%. É uma fruta que pelo tamanho como irá garantir o resultado da produção e lucro para o produtor”, está previsto.

Completada a fase de validação comercial e assim que um Jardim dos Clones e a Embrapa se estabelecerem em de negócios a serem adotados para a comercialização das mudas, feito o lançamento oficial da nova cultivar. A previsão é que na safra 2023/2024 a Purple Gala está disponível nos principais consumidores brasileiros.

Fonte: Embrapa

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário