quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Notícias

Prêmio Queijos do Paraná tem inscrições prorrogadas

Tags: agricultura familiar, agroindustria, oportunidades

Queijeiros artesanais e industriais têm até 31 de março para se inscreverem ao Prêmio Queijos do Paraná. A avaliação e a premiação ocorrerão em cerimônia no 1º de junho – Dia Internacional do Leite –, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Conforme avaliação sensorial e critérios técnicos, os vencedores podem ganhar medalha de bronze, prata, ouro ou super ouro.

A prorrogação ocorreu para que produtores de queijos artesanais e industriais, que estão em processo de regularização, finalizem o processo de inscrição. O lançamento do Prêmio Queijos do Paraná, em agosto do ano passado, provocou um movimento entre queijeiros e pequenas indústrias, que buscaram obter certificados de inspeção, de fiscalização e de órgãos regulatórios. Muitos desses produtores iniciaram o processo e aguardam resposta das autoridades.

O Prêmio Queijos do Paraná é idealizado e promovido por um comitê gestor formado por: Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Sindileite-PR. Além disso, outras 28 entidades são apoiadoras da iniciativa – incluindo órgãos públicos, associações e universidades públicas e privadas -, o que demonstra a confluência de esforços em torno do ideal de dar visibilidade aos queijos produzidos no Estado e de otimizar a cadeia, com foco no futuro. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site aqui.

Para abranger o maior número possível de produtores e indústrias, o Prêmio Queijos do Paraná tem 19 categorias: 12 voltadas a variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala; e uma categoria para criações, como queijos aromatizados ou condimentados. Um dos pré-requisitos é que os queijos participantes – artesanais e industriais – tenham sido produzidos no Paraná. A iniciativa vai se consolidar como uma vitrine dos lácteos produzidos no Estado.

Metodologia

Outro ponto que merece destaque é a metodologia no prêmio. Os serão avaliados por uma banca especializada e receberão pontos de 0 a 20, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. Quem fizer 14 pontos, fica com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, que podem ser reconhecidos com a medalha super ouro.

Os medalhistas poderão usar a condecoração como selos na embalagem de seu produto, referendando que se trata de um queijo premiado. Os vencedores também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto.

Vitrine

O Prêmio Queijos do Paraná faz jus à importância que o setor lácteo tem para a economia do Estado. São mais de 50 mil produtores paranaenses dedicados à atividade, com a produção diária de 12 milhões de litros de leite – dos quais 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. Com isso, o leite é o quarto produto agropecuário do Paraná em Valor Bruto de Produção (VBP), movimentando R$ 9 bilhões ao ano. A produção de queijos agrega valor à matéria-prima, incrementando a geração de renda de produtores rurais e da agroindústria.

Serviço

Prêmio Queijos do Paraná

Inscrições: até 31 de março

Premiação: 1º de junho Regulamento e inscrições: https://www.sistemafaep.org.br/premio-queijos-do-parana/

Fonte: Sistema Faep/Senar-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Colheita de trigo - Conexão Agro
Coluna 211 - Paraná deve perder a liderança na produção de trigo em 2024
23/10/2024

Eventos climáticos durante o ano prejudicaram a qualidade e reduziram a produção do cereal.  O podcast “Conexão Agro” também destaca resolução do governo do estado que simplifica processo de outorga para uso de recursos hídricos na aquicultura. 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário