quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Meio Ambiente

Preservação ambiental gera renda para produtor rural

Tags: preservação ambiental, rendaa ao produtor

O Brasil tem dado importantes passos para incentivar o mercado de preservação ambiental, que possui produtos que podem criar rendas acessórias para os produtores rurais.

Na propriedade da cafeicultora Maria Julia Alves, no sul de Minas,  uma parte é destinada para as lavouras de café e outra para a criação de gado nelore para engorda.  Ela está interessada em saber como o excedente de vegetação nativa existente em sua propriedade, pode ser transformada em uma fonte de renda.

E o interesse é cada dia maior entres os produtores rurais. Mas afinal, como é possível receber pela preservação e melhoria do meio ambiente nas propriedades rurais?

Em maio foi publicado o Decreto nº 11075, que estabeleceu os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e instituiu o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Sinare). Importante passo para a regulamentação do mercado de carbono, que movimentou ano passado mais de US$ 2 bilhões de dólares, somente no mercado voluntário, que já é uma realidade.

Em janeiro de 2021, foram instituídos no Brasil, os pagamentos por serviços ambientais, com o objetivo principal de trazer benefícios ambientais relevantes para a sociedade, através da manutenção, recuperação e melhoria das condições ambientais do nosso País. Os pagamentos por serviços ambientais ou PSA é um instrumento que recompensa e incentiva os proprietários rurais que provém serviços ambientais, como a manutenção adequada de florestas, recursos hídricos, solos e fauna. Um exemplo claro, são os proprietários que usando de forma adequada sua propriedade, mantém polinizadores, que exercem trabalhos ambientais em toda uma região. Ou ainda, a manutenção das APPs, protegendo os recursos hídricos, que fornecerão águas para muitos municípios e propriedades rurais.

Outro exemplo, são as CRAs ou Cotas de Reserva Ambiental, para a composição de áreas de reserva legais, de propriedades que não possuem o mínimo de vegetação nativa estabelecido por lei, que podem variar de 20% até 80% do total da propriedade, dependendo da região do país, em que está localizada.

Recentemente no Estado de São Paulo, a empresa Mata Nativa Br, doou a propriedade Fazenda Ribeirão da Serra, para a ampliação do Parque Estadual Carlos Botelho, no município de Sete Barras. Em troca, recebeu o equivalente da área em Cotas de Reserva Legal, que poderá ser negociada com proprietários de áreas rurais localizadas no Bioma de Mata Atlântica, para a composição de suas áreas de Reserva Legal.

“O mercado de preservação ambiental, vem ganhando força em todo o mundo e o Brasil, tem se mostrado preparado para este mercado, com o setor do agronegócio se mostrando preparado para produzir de forma sustentável, gerando renda acessória, através dos trabalhos de manutenção e melhoria, das áreas ambientais existentes nas propriedades rurais” explica o José Augusto Sousa Júnior, CEO da Mata Nativa Br.

Desta forma, o dinheiro extra obtido com as atividades de preservação e sustentabilidade ajudam na gestão dos custos das próprias propriedades rurais.

“Assim a cafeicultora Maria Julia e os proprietários rurais de áreas em todos os biomas nacionais, começam a encontrar formas de preservar tendo acesso ao capital proveniente de empresas que querem mostrar ao seu público consumidor, que querem fazer algo muito maior que a neutralização do carbono. Querem mostrar que os seus trabalhos de ESG, realmente estão comprometidos com projetos que visam a sustentabilidade, através da remuneração a quem trabalha na linha de frente, da conservação do meio ambiente”  conclui Sousa Junior.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Colheita de trigo - Conexão Agro
Coluna 211 - Paraná deve perder a liderança na produção de trigo em 2024
23/10/2024

Eventos climáticos durante o ano prejudicaram a qualidade e reduziram a produção do cereal.  O podcast “Conexão Agro” também destaca resolução do governo do estado que simplifica processo de outorga para uso de recursos hídricos na aquicultura. 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário