Dados de visibilidade da cadeia de suprimentos rastreados pela project44, a principal plataforma mundial de visibilidade avançada para expedidores e prestadores de serviços logísticos, indicam que os contêineres de exportação estão parando por mais tempo nos portos brasileiros em julho. Já os tempos de permanência (dwell times) dos contêineres de importação estão melhorando, pois as cargas têm sido liberadas mais rapidamente.
Destaques do mês:
Tempos de permanência de contêineres de exportação: o Porto de Navegantes (SC) registrou o maior aumento no dwell time de contêineres de exportação, saltando de 7,96 dias em junho para 10,72 dias em julho. Isso representa um aumento de 35% no mês. O Porto de Santos, por sua vez, vem apresentando desde maio um aumento lento, mas constante, nos tempos de permanência. Em julho, o dwell time médio julho ficou em 6 dias.
O tempo de permanência dos contêineres de importação nos portos brasileiros vem melhorando ao longo do ano. O Porto de Paranaguá (PR) apresentou a maior melhora, caindo 31% de março para julho (8,77 dias de dwell time médio para 6,09 dias). “A melhora geral reflete a capacidade de a cadeia de suprimentos (caminhões e trens) liberar os contêineres de importação dos portos assim que eles chegam de navio”, afirma Josh Brazil, vice-presidente de Supply Chain Insights da project44.
Os atrasos nas remessas da China, o maior parceiro comercial do Brasil, estão atualmente em 1,6 dia.
Acesse a versão completa do Relatório dos Portos do Brasil-julho, contendo gráficos, aqui.
Para saber mais sobre os portos do Brasil, acesse o site da project44 e clique em “Browse Ports Now”.
Sobre a project44
A project44 tem a missão de fazer as cadeias de suprimentos funcionarem. Como o tecido conjuntivo da cadeia de suprimentos, a project44 opera a plataforma de visibilidade de ponta a ponta mais confiável do mundo, que rastreia mais de 1 bilhão de remessas anualmente para mais de 1.200 das principais marcas, incluindo as principais empresas de manufatura; automotivo; varejo; ciências da vida; alimentos e bebidas; e petróleo, química e gás. Usando o project44, expedidores e transportadores em todo o mundo geram maior previsibilidade, resiliência e sustentabilidade.
Líder indiscutível no mercado, a project44 foi nomeada Líder no Gartner Magic Quadrant de 2022, número 1 no FreightWaves FreightTech 2022, e a escolha do cliente no relatório Gartner Peer Insights Voice of the Customer. A project44 está sediada em Chicago com uma equipe diversificada abrangendo 17 escritórios globais. Para saber mais, visite o site.