segunda-feira, 28 de abril de 2025

Clima Tempo

Risco de geadas na madrugada desta terça e quarta-feira

Tags: baixas temperaturas, café, frio intenso, geadas

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas de intensidade fraca a moderada para a madrugada de terça (17) e de quarta-feira (18) na região cafeeira paranaense.

Café
A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com camadas de cobertura plástica ou aquecimento — ou, ainda, a adoção das duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos,  lavouras novas e viveiros, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Outras culturas
Em hortaliças, leguminosas, árvores frutíferas tropicais recém-plantadas e outras culturas sensíveis à geada em que é viável fazer a proteção contra o frio intenso, utilizar técnicas como aquecimento, irrigação ou cobertura.
Essas mesmas práticas podem ser adotadas em viveiros de plantas sensíveis. Granjas de aves e suínos devem ser aquecidas.

Avisos
O boletim diário e os alertas de geada podem ser obtidos no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Há ainda informações sobre o serviço Alerta Geada nas páginas que IDR-Paraná e Simepar mantêm na internet ou pelo telefone (43) 3391-4500.
Os alertas de geada também podem ser recebidos no aplicativo Telegram, interessados devem cadastrar seu número de telefone AQUI.

Serviço
O Alerta Geada é um serviço que opera de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de lavouras contra o frio intenso.
Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos à agropecuária é emitido e amplamente divulgado um alerta com 48 horas de antecedência.
O serviço conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.

Fonte: IDR-Paraná

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário