segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Carnes

Selo valoriza boas práticas das empresas do agronegócio

 

Empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvam boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade poderão obter o Selo Agro+ Integridade, criado por meio da Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) 2.462/17. Para isto, as empresas devem atender os requisitos do formulário de inscrições no site do Mapa até o dia 31 de maio.

A iniciativa surgiu em resposta a acontecimentos recentes que contribuíram para fragilizar a imagem do agronegócio brasileiro em especial a operação “Carne Fraca”, que investigou indícios de fraude nos controles sanitários de grandes frigoríficos, corrupção envolvendo exportadora de carne do Brasil, dentre outros.

A advogada Laurine Martins, sócia do escritório HN Advogados, de Londrina (PR), especialista em Direito Imobiliário e Ambiental, avalia como muito importante a inscrição das empresas do setor e o engajamento para a obtenção do prêmio. Ela ressalta que o selo deverá ajudar o setor a retomar a confiança do mercado nacional e internacional.

“Alguns dos objetivos dessa iniciativa são estimular a implementação de programas de integridade, ética e sustentabilidade; e coibir práticas de corrupção e fraudes, principalmente nas relações com o setor público”, afirma a advogada.

Na análise da advogada,  o Selo Agro+ Integridade evidenciará a boa procedência das empresas e a qualidade de seus produtos. Essas empresas terão suas marcas divulgadas no Portal do MAPA e em outros meios de comunicação, a critério da entidade, e também poderão fazer suas próprias divulgações, seja em canais de publicidade ou em seus produtos.

“Num cenário em que a credibilidade do setor está posta à prova, acreditamos ser fundamental para a reputação de empresas do agronegócio contar com o selo. Não possuí-lo poderá significar perda de mercado e maior dificuldade para obtenção de crédito junto às instituições financeiras”, avalia Laurine.

Para a inscrição a empresa deve preencher formulário de inscrição  no site do MAPA e apresentar os documentos exigidos pelo Ministério. Após preenchido e enviado o questionário, serão fornecidos login e senha, que permitir à empresa acesso a campo do Portal do MAPA para incluir a documentação exigida.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário