segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agronegócio

Setor produtivo desaprova resolução da tabela do frete

O setor produtivo brasileiro, que forma o movimento Frete sem Tabela, afirma em nota que vê com preocupação e surpresa a publicação da Resolução 5.833/18, hoje (09/11), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que impõe multas às empresas pelo não cumprimento da tabela de fretes.

 

A nota destaca que as entidades que formam o movimento Frete sem Tabela representam 21% do PIB, empregam quase 20 milhões de pessoas e são responsáveis por mais de 40% das exportações brasileiras.

“O grupo contesta no Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade da Lei 13.793/2018, que determina política de preços mínimos de frete rodoviário”, afirma.

 

“Acreditamos que a publicação da Resolução 5.833/18 não condiz com o devido processo regulatório: os valores das multas são definidos sem metodologia clara e a multa é estabelecida sobre uma tabela inaplicável. Ademais, a referida resolução não respeita a proporcionalidade na aplicação das multas e as mesmas poderiam chegar a 200% do valor do produto transportado”.

 

A nota afirma que o movimento expressa confiança de que o Brasil pode vencer as adversidades atuais, mas entende que “o tabelamento de serviços privados jamais será o caminho correto para reverter a crise econômica e retomar o crescimento e desenvolvimento no país”.

 

Finaliza dizendo que movimento Frete sem Tabela aguarda uma rápida manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) de forma a solucionar o impasse que prejudica, segundo a nota, não apenas o setor produtivo, mas toda população brasileira.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário