A edição 2022 da “Prosa com o Produtor”, promovida pela Sicredi Dexis (novo nome da Sicredi União Paraná/São Paulo), foi fechada esta semana em Londrina na Sociedade Rural do Paraná. Após duas edições virtuais, a “Prosa com o Produtor” deste ano foi realizada no formato presencial nas cidades paranaenses de Maringá e de Londrina e nas paulistas, Piracicaba e São João da Boa Vista. Ao todo, o circuito de palestras e bate-papos atraiu cerca de 1.600 produtores rurais.
Em Londrina, mais de 320 produtores acompanharam a palestra sobre as perspectivas para a agropecuária na safra 2022,2023, na segunda-feira (29), no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Governador Ney Braga. Allan Silveira dos Santos, superintendente de Estudos de Mercados e Gestão da Oferta na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou estimativas de aumento de produtividade dos principais grãos.
“As perspectivas da Conab é que a produção de grãos do Brasil chegue a 308 milhões de toneladas na safra 2022/2023. O destaque é a produção de soja, que deve atingir 150 milhões de toneladas, onde o Brasil é recordista mundial na produção deste cereal. Destaco também a produção de milho, que deve chegar a 125 milhões de toneladas. Tanto o milho como o farelo de soja são importantes para o consumo interno e o setor de proteína animal. Com esta produtividade, a gente consegue além de abastecer o mercado interno, ajudar neste contexto de inflação mundial de alimentos, com a oferta robusta de grãos brasileiros e recordes de exportação de soja e milho, sem comprometer o abastecimento interno”, analisa o economista da Conab.
Segundo o especialista, os preços das principais commodities, como soja e milho, devem permanecer estáveis na próxima safra. “Estamos vivendo um momento em que os preços de soja e milho estão nos recordes nominais há cerca de um ano e meio. Nós não vemos espaço para quedas significativas de preços porque o mercado internacional ainda está bem ajustado, ainda tem demanda pela soja e milho. Se olharmos os estoques mundiais desses cerais ainda são relativamente baixos em comparação a série histórica. Então, consideramos que os preços devem ser favoráveis aos produtores para o próximo ciclo. As previsões são de estabilidade para a próxima safra”, conclui Santos.
Prosa
Logo após a palestra, o bate-papo sobre o agronegócio foi entre o presidente do Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre, e o presidente da Cooperativa Integrada, Jorge Hashimoto. Na conversa, debateram temas como sustentabilidade e tecnologias no campo. O presidente do Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, explica que o objetivo da Prosa com o Produtor é levar informações aos produtores sobre o mercado agropecuário, além de fortalecer a proximidade entre a cooperativa e os associados. “A ‘Prosa com o Produtor’ acontece sempre após a liberação do crédito rural. É uma oportunidade de detalhar os recursos disponíveis, as linhas liberadas, os juros e taxas. Aqui , trouxemos um especialista da Conab para falar das perspectivas do mercado do agro. Assim, o produtor fica melhor informado e pode tomar suas decisões com mais clareza”, detalha Ferreira.
Segundo o gerente de desenvolvimento do agronegócio da Sicredi Dexis, Vitor Pasquini, mediador do bate-papo, o evento vem de encontro com um dos princípios do cooperativismo. “A cooperativa procura seguir os princípios do cooperativismo e o 5º princípio é levar educação, formação e informação aos associados. Este já é o terceiro ano que fazemos o ‘Prosa com o Produtor’ sempre com esse intuito de levar informações que ajudem o produtor a melhor decisão no seu dia-a-dia no campo”, finaliza Pasquini.
A “Prosa com o Produtor” contou ainda com a exposição de produtos e serviços da cooperativa e dos parceiros regionais.
Evento também foi destaque na coluna Conexão Agro na rádio UEL FM desta quarta-feira (31). Clique na seta para ouvir:
Coluna 136 – Conexão Agro na UEL FM